Apesar das restrições devido às medidas de enfrentamento à Covid-19, os projetos da pasta seguem ativos, e muitas ações vêm sendo realizadas
Mesmo em período de pandemia e com as ações drasticamente reduzidas, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer vem se reinventando e dando uma nova cara às atividades da pasta.
Desde o início de 2021, diversas ações de trabalho e apoio ao segmento cultural vêm sendo executadas na cidade, com a promoção, por exemplo, de tradicionais eventos como a Fenapraça, realizada de forma virtual, e a proposta de Auxílio Emergencial para artistas do município. Abaixo segue um resumo do trabalho da Sectel com ações realizadas desde janeiro.
Realizações e apoios:
- Apoio à “Live Solidária”, uma ação conjunta com a Associação dos Músicos e a Casa do Povo.
- Realização da “Fenapraça on-line”, envolvendo vários músicos e profissionais do audiovisual.
- Proposta do Auxílio Emergencial destinado a profissionais do segmento cultural do município.
- Apoio à Orquestra Filarmônica em gravações de peças musicais no Teatro Municipal “Leão de Formosa”.
- Realização do “Festival do Patrimônio Cultural”, incluindo diversas categorias, como Artesanato, Folia de Reis, Quilombolas, Feitio do Queijo, Feitio da Pamonha, Capoeira e Viola. Com o evento, foi possível expor vários trabalhos num movimento de valorização da cultura local. Além disso, 60 artistas foram contemplados com o prêmio de R$500,00.
- Participação ativa dos professores e alunos do Conservatório Municipal em eventos e apresentações do poder público e privado,
- Assistência contínua aos grupos de Folias de Reis, Congada e Capoeira, destinando recursos para essas entidades por meio de repasses do Fundo de Patrimônio Cultural.
- Restauração de 90% do altar da Matriz de Santo Antônio, trabalho que está prestes a ser concluído.
- Organização e auxílio na tramitação legal (que está em fase final) da documentação necessária para início do processo de restauração da Matriz de Santana. No total, serão investidos R$100 mil provenientes do Fundo de Patrimônio Cultural.
- Campanha de arrecadação de livros para a Biblioteca Municipal João XXIII.
- Construção da pista de XCO do Bairro Colina.
- Reforma da Pista de BMX/Bicicross.
- Retomada do Campeonato de Pipa na Praça CEU, evento tradicional e que reúne diversas famílias patenses.
- Planejamento e execução da reforma das quadras públicas do município em parceria com a Secretaria Municipal de Obras. Até agora, foram reformadas as quadras dos bairros Vila Operária, Sorriso e Nova Floresta, que não passavam por reforma há, no mínimo, 8 anos.
- Inclusão de pesquisas e metodologias para o município começar a adotar o ICMS Turístico, estimulando o turismo na cidade e gerando mais receita.
- Recomposição dos conselhos de Cultura, Patrimônio Cultural e de Turismo.
- Assinatura de convênio com o Circuito Turístico de Minas Gerais.
- Realocação, durante o período de suspensão das atividades presenciais, dos professores da área do esporte para setores como: fiscalização de posturas, Ouvidoria do município, Ceasa e apoio na vacinação contra Covid-19.
- Aquisição de acervos valiosos para o Museu de Patos de Minas, como o da família Caixeta, vindo de Goiânia, e da família de Olegário Maciel.
- Estruturação do Grupo Gestor da Praça CEU.
- Doação de material esportivo para comunidades como a de Major Porto e do Bairro Jardim Esperança e para o Cristavo.
- Elaboração de plano de ações e eventos para o segundo semestre de 2021.
É importante ressaltar que todas as ações são elaboradas e planejadas pela gestão municipal para que atendam o maior número possível de pessoas. O trabalho do setor cultural merece ser valorizado e discutido diretamente com os beneficiários.
0 comentários:
Postar um comentário