quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Para conter evasão, escolas particulares reduzem ou eliminam reajuste nas mensalidades

Na próxima semana, escolas privadas e públicas municipais de Patos de Minas retornam às aulas. A expectativa de pais e alunos é grande após um 2020 marcado pelo ensino remoto em virtude da pandemia da COVID-19.

O prefeito, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), e a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Ferreira, determinaram o retorno a presencialidade. As escolas privadas poderão receber os alunos a partir de fevereiro com protocolos sanitários. Já às públicas municipais iniciarão de forma remota e a partir de março irão para o presencial, mas de forma híbrida alternado com o online.

A pandemia causou, além do dano a saúde física e mental, uma queda no poder aquisitivo das famílias. O desemprego ganhou força, inclusive em Patos de Minas, e contratos foram renegociados, sendo os empregados obrigados a aceitarem redução salarial para manter seus postos de trabalhos.

Diante desta realidade, as escolas particulares de Patos de Minas optaram por aplicar um reajuste menor, e até mesmo, abrirem mão, afim de evitar a evasão. Mesmo com isso, especialistas temem uma migração de alunos da rede privada para a pública pelo menos neste primeiro semestre de 2021. De acordo com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG), a média de cancelamentos de contratos no estado ficou entre 30% e 40% em 2020.

O Patos Notícias consultou as escolas particulares sobre o reajuste das mensalidades. Veja a relação a seguir:

  • Colégio Agarra – sem reajuste;
  • Colégio Coração Materno – 5% de reajuste (menor que nos anos anteriores);
  • Colégio Equipatos – sem reajuste;
  • Colégio Fonseca Rodrigues – sem reajuste;
  • Colégio Nossa Senhora das Graças – sem reajuste;
  • IPE – Instituto Presbiteriano de Educação – reajuste mínimo de 3,40% – incluiu no valor o material impresso;
  • Colégio Marista: não respondeu aos contatos da reportagem;
  • Colégio Leonardo Da Vinci: não respondeu aos contatos da reportagem.



Fonte da matéria Patos Notícias 


Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib