quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Emoção e esperança marcam início de vacinação de idosos em Patos de Minas

As doses da vacina contra a Covid-19 já estão chegando em parte da população. A campanha teve início hoje pela manhã e imunizou profissionais de saúde da UPA. Foram meses de angústia e aflição a espera de uma vacina que pudesse trazer de volta o sorriso e a esperança de dias melhores. Nossa reportagem foi até ao Recanto do Vale na tarde desta quarta-feira (20) e acompanhou a vacinação dos 17 internos. Houve muita alegria e emoção. Os profissionais que trabalham no local disseram que estão muito felizes em participar deste momento histórico.

Depois de meses sem poder receber visitas em razão da pandemia, finalmente eles poderão abraçar seus familiares. Isso porque, segundo os profissionais que trabalham no local, as visitas já serão retomadas após a tomada da segunda dose. De acordo com a proprietária do Recanto do Vale, Vani Maria de Lima, a chegada da vacina é um momento que tem que ser muito comemorado por todos. “Nós temos que ser muito gratos por esse momento. Agradecer primeiro a Deus porque sem ele essa vacina não existiria”.


“E depois agradecer aos governantes que fizeram com que essa vacina pudesse chegar até nós” disse ela. Vani explicou também que, desde o início da pandemia, não houve nenhum caso registrado no local. “Nós tivemos que tomar decisões muito duras para que a saúde dos nossos hóspedes fosse preservada. Tivemos que proibir as visitas, por exemplo e isso mexeu muito com eles”. Ela disse que foi adquirido um telefone celular para que os idosos pudessem fazer contato com a família através de chamada de vídeo e também um fone de ouvido especial, visto que alguns pacientes possuem problemas auditivos.

“Nós adquirimos esse telefone para que a distância dos familiares pudesse ser pelo menos um pouco diminuída, mas a gente sabe que não é a mesma coisa da visita presencial”. Ela completou dizendo que “a vacina irá nos trazer esperança e que o mundo possa ser protegido através dela”. A Coordenadora da equipe de enfermagem do Recanto do Vale, Marina Alves, disse que não foi medido esforços para que o vírus não passasse do portão da instituição. “Nossa equipe de enfermagem e todos os trabalhadores não mediram esforços para preservar a saúde dos nossos pacientes e graças a Deus, o lar não teve nenhum caso da doença” disse ela.


Enfermeira há vários anos, Marina disse que não tem como controlar a emoção ao participar de um momento tão histórico quanto esse e que agora se sente muito mais aliviada vendo que os hóspedes estão imunizados. “É muito emocionante participar desse momento. Estou muito feliz de poder ajudar na preservação da vida das pessoas que estão aqui. Essas pessoas que a gente tanto ama e que também estavam bastante ansiosos pela vacina”, disse ela bastante emocionada.

Fernando Morato de 61 anos foi o primeiro a receber a dose da vacina e disse que é importante todos tomarem e se imunizarem. Ele reforçou dizendo que “não dói nada”. Já a dona Ledrofina Pereira de 76 anos, além de não sentir dor alguma com a vacina, ainda mandou um beijo para os filhos Francisco e Célio. Ao todo, foram mais de 4 mil doses em Patos de Minas, mas a quantidade não é suficiente para toda a população. Entretanto, a expectativa das autoridades de saúde é de que o impasse na produção da vacina seja resolvido pelo Governo Federal para que novas remessas de doses sejam encaminhadas aos municípios nos próximos dias.

Fonte da matéria: Patos Hoje

Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib