sexta-feira, 17 de abril de 2020

Mais de 7 milhões de pessoas já receberam o auxílio emergencial

Não há necessidade de realizar ou atualizar o Cadastro Único para recebimento do benefício

O auxílio emergencial aprovado no final de março e regulamentado por meio do Decreto 10.316, de 7 de abril de 2020, já está sendo depositado na conta de beneficiários desde a semana passada. Até as 10h dessa quinta-feira (16), haviam sido pagos mais de R$ 4,7 milhões a aproximadamente 7,1 milhões de pessoas.

O primeiro grupo a receber o auxílio foi de trabalhadores inscritos no Cadastro Único que não são beneficiários do Bolsa Família (os recursos foram creditados, já na semana passada, para aqueles que possuem conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa). Beneficiários cujo auxílio será depositado em poupança digital começaram a receber o auxílio na terça-feira (14).

As pessoas que recebem o Bolsa Família bem como os trabalhadores que se inscreveram no programa emergencial pelo aplicativo da Caixa e tiveram cadastro aprovado começaram a ter o auxílio emergencial depositado nessa quinta-feira. Segundo a Caixa Econômica Federal, até esta sexta-feira (17), serão pagos cerca de R$ 4,7 bilhões a 9,4 milhões de beneficiários.

O secretário de Desenvolvimento Social de Patos de Minas, Eurípedes Donizete, destacou que não há necessidade de realização ou atualização do Cadastro Único para recebimento do benefício. Mesmo não tendo atualizado seus dados, pessoas que já são cadastradas (beneficiárias ou não do Bolsa Família), vão receber o auxílio emergencial. Segundo o representante da pasta, “embora a atualização cadastral seja requisito básico para continuidade do recebimento do benefício, o Governo federal autorizou que o prazo para atualizar os dados fosse prorrogado”.

Eurípedes também ressaltou que o período para cadastramento ou atualização do cadastro foi estendido, a princípio, até o mês de setembro. A medida foi tomada devido às ações de enfrentamento ao coronavírus que preveem isolamento social e mudanças na prestação de serviços não essenciais (no momento, não tem sido feito atendimento presencial no CadÚnico).

Dúvidas quanto ao auxílio emergencial podem ser sanadas por meio do número 111 (canal criado exclusivamente para dar informações a respeito do benefício). Outra forma de obter informações é pelo número 0800 570 0800, por meio do qual o Sebrae também tira dúvidas a respeito do auxílio.

Secretaria de Desenvolvimento Social - Durante o período de restrição a algumas atividades, a secretaria está funcionando das 7h às 12h, em expediente interno apenas. Está suspenso o atendimento presencial ao público, entretanto os servidores estão à disposição da comunidade, no horário mencionado, para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos. O atendimento remoto é feito pelos telefones 3822-9740 (secretaria), 3822-9750 (CadÚnico) ou 3822-9813 (Passe Livre).

Fonte: Prefeitura Municipal de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib