quinta-feira, 23 de abril de 2020

Covid-19: Plano Municipal de Contingenciamento traz diagnóstico da estrutura de saúde local

Documento traz informações necessárias para tomadas de decisão durante a pandemia, como número de leitos e de respiradores

A Prefeitura de Patos de Minas publica, nesta quarta-feira (22), o Plano Municipal de Contingência para Emergência em Saúde Pública - Covid-19. O trabalho, sob organização da Diretoria de Serviços Especializados e da Vigilância em Saúde, é um planejamento do poder público local para atuar durante a situação de pandemia do novo coronavírus. O documento está sendo formatado desde março, tendo sua última atualização no dia 16 de abril.

Neste primeiro momento foi realizado um diagnóstico para estabelecer as primeiras ações a partir de quatro eixos principais: governança da crise, assistência, vigilância em saúde e comunicação. "Identificamos as fragilidades e fortalezas de cada eixo e propusemos objetivos e ações a serem desenvolvidos ou já em desenvolvimento. Podemos dizer que o plano é uma diretriz para as tomadas de decisão e para conduzir as ações, não só da Secretaria Municipal de Saúde, durante a pandemia", explica a diretora de Serviços Especializados, Roane Caetano Faria.

O plano traz uma série de informações necessárias para o entendimento das atuais condições da estrutura de saúde do município. Segundo o documento, Patos de Minas possui hoje 66 leitos de UTI adulto, 33 leitos de UTI neonatal e três leitos de UTI pediátrico, isso somando rede pública e rede privada. As duas juntas têm 77 respiradores. Há números também da macrorregião Noroeste, uma vez que o município é polo em saúde e tende a receber pacientes de outros 32 municípios.

Outra informação relevante são os possíveis cenários de infecção pelo novo coronavírus na macrorregião e em Patos de Minas. Foram projetados cinco cenários, os quais estão dispostos a partir da página 11 do documento (consulte aqui).

O Plano Municipal de Contingência para Emergência em Saúde Pública - Covid-19 poderá ser alterado conforme necessidade, novas descobertas científicas e alterações no cenário municipal, estadual, nacional e internacional sendo, portanto, dinâmico.



Fonte: Prefeitura Municipal de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib