sexta-feira, 24 de abril de 2020

Covid-19: conheça a maneira correta de higienizar alimentos e embalagens

Orientações são da Vigilância em Saúde, que recomenda inclusive a higienização de produtos não comestíveis, como os itens de limpeza

Comprar alimentos em tempos de pandemia de Covid-19 exige cuidados redobrados. A higienização de verduras, frutas e legumes antes do consumo deve ser reforçada, e até os produtos industrializados entram na fila da limpeza antes de serem armazenados. Atenta a isso, a Diretoria Municipal de Vigilância em Saúde traz orientações detalhadas ao consumidor.

-Para desinfecção de hortifrútis (hortaliças, legumes e frutas): mergulhe os alimentos em solução preparada com 10 ml, ou seja, 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio 2,5% (água sanitária), para cada litro de água tratada. Depois enxágue-os com bastante água corrente.

-Passe álcool 70% em embalagens de alimentos que serão armazenadas.

-Higienize os produtos não comestíveis: limpe-os com álcool 70% ou deixe-os ao sol por, pelo menos, duas horas.

As sacolas plásticas também merecem atenção, pois elas podem estar contaminadas. Segundo especialistas, o vírus pode permanecer por até três dias na superfície delas. O melhor a se fazer, então, é descartá-las, mas, caso opte-se por reutilizar as sacolas, é preciso higienizá-las com álcool 70%. No papelão, o novo coronavírus consegue sobreviver por até 24 horas. Nesse caso, o ideal é descartar o recipiente.

Durante as compras, o consumidor deve voltar a atenção também para outras medidas de segurança que reduzem o risco de contaminação por coronavírus. Uma delas é respeitar a distância mínima de dois metros de outras pessoas, higienizar as mãos na entrada e na saída do estabelecimento e usar máscara de proteção.

Fonte: Prefeitura Municipal de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib