quinta-feira, 5 de março de 2020

Pós-Carnaval: atenção às IST continua, e testes são gratuitos

UBS e Centro de Testagem e Aconselhamento oferecem testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais sem necessidade de horário marcado

O Carnaval acabou, mas os cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) não podem parar. E quem deseja fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais não tem porque esperar, pois os exames são oferecidos nas unidades básicas de saúde (UBS) e no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA). Os procedimentos são rápidos, gratuitos e sigilosos.

Segundo a psicóloga e coordenadora municipal do Programa de IST/Aids/Hepatites Virais, Tatiana Lara de Lima Nassor, a pessoa que suspeita ter vivido situação que a colocou em risco de contaminação ou que já apresenta sintomas de alguma doença não tem porque temer o teste. "Pelo contrário, ela precisa é tirar a prova e, estando doente, será encaminhada para consulta com o especialista", ressalta.

A coordenadora informa que o CTA disponibiliza as segunda-feiras, das 7h às 12h, como o dia especial para realização de testes rápidos. Mas quem procura a unidade em outros dias também é recebido. "Não pedimos para ninguém voltar pra casa, nosso objetivo é atender quem precisa", explica. Já nas unidades de saúde, embora a demanda também seja espontânea, é aconselhável consultar a disponibilidade por telefone, pois nem todos os postos oferecem os testes diariamente.

O SAE-CTA tem realizado ações para levar os testes rápidos para ainda mais perto da população. Exemplo disso foi a presença de equipes responsáveis pelo serviço na última edição do Projeto Ouvi-dores, realizada em fevereiro na Praça do Antigo Fórum, no Centro da cidade. Antes disso, os profissionais ofereceram os exames em plena Praça Desembargador Frederico, na antiga rodoviária.

O SAE-CTA está localizado na Rua Doutor Noé Ferreira, 21, Bairro Bela Vista (antigo Viva Vida). O telefone para contato é 3822-9629.

Fonte da matéria: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib