quinta-feira, 5 de março de 2020

Oficinas pedagógicas sobre projetos institucionais são realizadas pela Semed

Profissionais das equipes gestoras das escolas municipais e dos CMEIs participaram da formação que foi realizada no Centro Universitário de Patos de Minas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro de Estudos Continuados (CEC), promoveu, nos dias 3 e 4 de março (terça e quarta-feira), oficinas para supervisores e diretores das escolas da rede municipal de ensino. A formação, intitulada "Ideia puxa ideia: subsídios para elaboração de projetos institucionais", teve como objetivo refletir sobre os projetos desenvolvidos nas escolas, analisar seus aspectos positivos e negativos e contribuir para que eles sejam repensados e aprimorados.

As atividades desenvolvidas na primeira oficina pedagógica, realizada na terça-feira, versaram sobre aspectos teóricos para a elaboração de projetos escolares. Além disso, foram abordadas questões referentes ao Projeto de Empreendedorismo desenvolvido nas escolas. Por meio do "World Café" - estratégia que privilegia diálogos entre os participantes e reflexões acerca de questionamentos previamente elaborados - os educadores discutiram sobre as potencialidades e fraquezas do referido projeto, avaliando as práticas bem-sucedidas e os entraves que surgiram durante sua execução.

O segundo dia de oficina priorizou falas referentes aos projetos de leitura e do meio ambiente. A princípio, foram feitas reflexões acerca da leitura no processo de formação dos alunos e do papel da escola frente a essa tarefa. Para ilustrar o trabalho realizado com o Projeto de Leitura, a professora convidada Paula da Silva Lisboa apresentou a estrutura do projeto a ser desenvolvido, este ano, na Escola Municipal Cônego Getúlio, além de trazer um relato de experiência contendo as práticas realizadas em anos anteriores pela equipe da instituição.

As discussões a respeito do meio ambiente foram conduzidas pela bióloga Kelly Cristina Andrade Amorim e pela engenheira florestal Sophia Lorena Pinto Vieira. As profissionais destacaram a relevância do trabalho com a temática e a necessidade de despertar nos alunos a sensação de pertencimento, ou seja, a ideia de que eles fazem parte do meio ambiente e, por isso, devem cuidar dele, a começar pelos lugares onde habitam e frequentam.

CMEIs - Para as coordenadoras e supervisoras dos centros municipais de educação infantil também foi preparada formação a respeito dos projetos institucionais. O trabalho desenvolvido com as profissionais aconteceu nesta quarta-feira e também contou com a presença da bióloga Kelly Cristina e da engenheira Sophia Lorena.


Fonte da matéria: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib