sexta-feira, 6 de março de 2020

Combate à violência contra mulher vai ganhar em alguns meses aplicativo em Patos de Minas

O combate à violência contra a mulher em Patos de Minas ganhará importante reforço: o aplicativo para celular Salve Maria. A ferramenta facilita as denúncias por meio de um ambiente seguro e de atendimento rápido, uma vez que a própria vítima pode apertar o Botão do Pânico e automaticamente acionar a Polícia Militar (PM), enviando ao mesmo tempo a sua geolocalização.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, o aplicativo oferece também o Botão Denúncia, por meio do qual terceiros podem acionar a PM diante de situações de violência, emitindo um alerta com a localização geográfica para que policiais verifiquem a ocorrência. Os chamados enviados por meio do Salve Maria são vinculados à mesma central dos registros via 190, sendo de exclusiva gerência da PM o controle das denúncias e a prioridade dos atendimentos.
A implantação do aplicativo em Patos de Minas será possível graças à parceria com a administração de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Governo desse município. A pasta fornecerá a ferramenta gratuitamente e dará assessoria para sanar quaisquer dúvidas que possam surgir quanto ao Salve Maria. O processo para disponibilizar essa tecnologia no município está em fase de elaboração de contrato, devendo entrar em operação em poucos meses.
A iniciativa de disponibilizar o aplicativo Salve Maria à população envolve esforços da prefeitura, por meio do Centro de Referência da Mulher, da Polícia Militar, da 45ª Subseção da Ordem de Advogados do Brasil - OAB Patos de Minas - e do vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior. Cada um dos envolvidos enviou representantes a Uberlândia para conhecer em detalhes como a ferramenta contribui para evitar a morte de mulheres por feminicídio e agressões diversas.
O Salve Maria foi desenvolvido pelo Governo do Piauí, por meio de parceria entre a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O aplicativo para celular expandiu-se para outros estados do país, como Maranhão, Santa Catarina e Minas Gerais, sendo Uberlândia a cidade pioneira na implantação entre os municípios mineiros.
De acordo com informações divulgadas pela Globo nesta quinta-feira (03), o Brasil teve um aumento de 7,3% nos casos de feminicídio em 2019 em comparação com 2018, levantamento feito com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. São 1.314 mulheres mortas pelo fato de serem mulheres – uma a cada 7 horas, em média.
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib