sexta-feira, 13 de março de 2020

5 a 19 anos: campanha de vacinação contra sarampo termina nessa sexta-feira

Só este ano foram confirmadas três mortes por sarampo no país, sendo todas de crianças

Em tempos em que os males causados pelo novo Coronavírus (Covid-19) é motivo de preocupação em todo o mundo, o brasileiro não pode se esquecer de que, por aqui, outras patologias merecem igual ou maior atenção. É o caso, por exemplo, do sarampo, cuja circulação do vírus está ativa em dez estados, incluindo Minas Gerais. Inclusive a mobilização nacional de vacinação contra a doença, com foco na população de 5 a 19 anos, termina nessa sexta-feira (13). Deve imunizar-se o público dessa faixa etária que ainda não recebeu duas doses da tríplice viral.

Segundo o Ministério da Saúde, só este ano foram confirmadas três mortes por sarampo no país. Esses óbitos foram todos de crianças, que são o público mais vulnerável. Por isso, desde agosto de 2019, o órgão adotou a chamada "dose zero", para crianças de 6 meses a menores de 1 ano. Os responsáveis podem procurar os postos de saúde durante todo o ano para imunizá-las, mas essa dose não é válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação. A partir dos 12 meses (1ª dose), deve-se agendar a tríplice viral e, aos 15 meses (2ª dose), a tetra viral ou tríplice viral mais varicela, respeitando intervalo de 30 dias entre as aplicações.

Dando continuidade às ações contra o sarampo em 2020, outras duas etapas de mobilização nacional devem ocorrer: com foco nos públicos de 30 a 49 anos de idade e de 50 a 59 anos.

Alerta válido - A preocupação com a doença justifica-se porque ela é grave e de alta transmissibilidade. Para se ter uma ideia, uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas que não estejam imunes. A disseminação viral ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Nesse caso, não é necessário o contato direto, pois o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância do indivíduo infectado.

Com informações do Ministério da Saúde
Foto: Agência Brasil

Fonte da matéria: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib