sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Ouvi-dores atrai público para escuta especializada e testes rápidos de IST

Atividades aconteceram nesta quinta-feira (27), no Centro de Patos de Minas. Novas datas já estão agendadas


A realização do Projeto Ouvi-dores chamou atenção de quem passou pela Praça do Antigo Fórum, na Avenida Getúlio Vargas, nesta quinta-feira (27). Além de ofertar escuta qualificada com psicólogos, os profissionais envolvidos ofereceram testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultado instantâneo. Cerca de 60 pessoas fizeram os exames, totalizando 240 procedimentos.

Na avaliação da apoiadora da Saúde Mental na Atenção Básica, Lucila de Matos Borges, o saldo é positivo e o programa vem cunprindo o objetivo para o qual foi criado. "Nossa ideia é aproximar serviço municipal de saúde e população e desmistificar a errônea associação que é feita entre doenças mentais e loucura", disse a psicóloga.

Lucila explica que, quando uma pessoa participa da escuta qualificada e constata-se a necessidade de acompanhamento regular, ela é orientada a buscar o atendimento na unidade de saúde de referência. A profissional ressalta que o Ouvi-dores tem demanda espontânea, ou seja, a pessoa não precisa de agendamento ou encaminhamento para participar.

No primeiro semestre de 2020, o projeto está previsto para acontecer nas seguintes datas: 27 de fevereiro; 26 de março; 30 de abril; 28 de maio; 25 de junho. As atividades acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês.

Testes rápidos - A oferta dos testes rápidos à população pelo Ouvi-dores nesta quinta-feira aconteceu em parceria com Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae), o antigo Viva Vida. Os exames para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são oferecidos no Ceae e nos postos de saúde, sendo que os interessados podem procurar os locais ou buscar informações por telefone. Em todos os casos, o serviço é gratuito.


Fonte da matéria: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib