quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Formalizada proposta para instalação de Santa Casa em Patos de Minas

Embora as discussões estejam avançadas, ainda não há previsão para a efetiva instalação da unidade hospitalar

A saúde pública em Patos de Minas pode ganhar um importante reforço: uma Santa Casa de Misericórdia. O primeiro passo concreto para essa realização foi dado nessa terça-feira (18) por Dom João Bosco Oliver de Faria ao protocolar proposta de parceria com a prefeitura para instituição da unidade. O arcebispo é representante da Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que se dispõe a apoiar o projeto e a administrar o hospital.

Segundo Dom João Bosco, as conversas para efetivar esse projeto já acontecem há algum tempo e, pelo caminhar das negociações, tem tudo para dar certo. "A Pró-Saúde entraria com o pleno conhecimento técnico que possui para gerir a unidade, enquanto a prefeitura arcaria com a manutenção. A exemplo do que já acontece em outras cidades, a Santa Casa de Patos de Minas será referência de qualidade e atendimento humanizado a todos, sobretudo aos mais necessitados", explicou.

Para o prefeito em exercício, não há dúvida do ganho que a criação da Santa Casa de Misericórdia traria para todos, pois complementaria as carências locais na saúde pública. "Estamos estudando a capacidade de pagamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município para avançarmos na concretização dessa ideia", disse Paulo Mota. "A partir daí, definiremos o local para a unidade funcionar e o tamanho dessa estrutura que, sendo instalada, oferecerá serviços de clínica médica a cirurgias", complementou.

Recursos - Como entidades sem fins lucrativos, as unidades no padrão Santa Casa de Misericórdia são mantidas não só com recursos do SUS. Elas também têm como possíveis fontes de renda, por exemplo, doações, subvenções, emendas parlamentares e heranças.

Pró-Saúde - A associação filantrópica Pró-Saúde realiza a gestão integral de hospitais de baixa, média e alta complexidade, além de outros modelos de unidades de saúde. Atualmente, é responsável por mais de dois mil leitos hospitalares, em dez estados e 25 municípios do Brasil. A entidade é dirigida por autoridades eclesiais e reconhecida como de utilidade pública nas diversas esferas governamentais.

Fonte da matéria: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib