terça-feira, 26 de novembro de 2019

Exposição Patos de Minas: fragmentos de uma história será apresentada à comunidade nessa terça-feira

O projeto expográfico apresenta, por meio de diferentes técnicas de museografia, elementos históricos e culturais do município de Patos de Minas


A mostra Patos de Minas: fragmentos de uma história é uma exposição museográfica com um debate expográfico atualizado e inovador. Nesse espaço, serão apresentados registros de memórias referentes a Patos de Minas e seu povo.
O projeto consiste na criação de uma exposição de longa duração, que servirá de marco expositor da reinauguração do Museu da Cidade de Patos de Minas – MuP.

A exposição contará com 10 salas expositivas e 1 brinquedoteca, ou seja, ambientes multidisciplinares onde diferentes públicos poderão desfrutar a trajetória histórica, social, artística e cultural do município.

Com diferentes técnicas da museografia, o enredo da exposição será mostrado de maneira didática e simples, para que públicos diversos tenham acesso ao conhecimento histórico/cultural. A exibição consiste num grandioso quebra-cabeça que, ao ter suas peças anexadas, apresentará Patos de Minas em diferentes vertentes.

O trabalho técnico está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar. A curadoria é de responsabilidade do museólogo e historiador João Otávio Coêlho. Segundo o curador, “a exposição vem com a ideia de dar um suporte educativo e cultural para o público do museu, mostrando de forma dinâmica a história do município de Patos de Minas”.

A produção é realizada com recurso do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (Fumpac), para reinaugurar a intervenção/restauração do Museu Municipal, concluída em 2019, entregando o espaço cultural novamente à sociedade patense e da região.

De acordo com Geenes Alves, historiador e diretor de Memória e Patrimônio Cultural, a nova exposição será um marco nos trabalhos de arte e cultura em Patos de Minas, por trazer uma proposta inteligente, dinâmica e interativa, empregando elementos tecnológicos modernos no processo. Geenes salienta que é também uma exposição democrática, por ter contado com a participação de diversos atores locais no processo de constituição, visando garantir artisticamente a representatividade das diversas facetas de Patos de Minas e sua gente.

O novo projeto expográfico será apresentado à comunidade no dia 26 de novembro de 2019, terça-feira, às 13 horas, no Museu Municipal (Avenida Getúlio Vargas, nº 78, Centro). O evento é aberto ao público em geral.


Fonte da matéria : Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib