quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Mesmo com cortes de despesas, reitor da UFU garante, até o final do ano, obras do Campus em Patos de Minas

A pauta da reunião entre servidores e estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Patos de Minas, realizada na sede do Pavonianos, era para discutir sobre a proposta do MEC de adesão ao Programa FUTURE-SE, uma reorganização das universidades, promovida pelo Governo Federal, mas também outros assuntos, como o corte de despesas da universidade e a situação do Campus/Patos de Minas na região dos 30 Paus.
Em entrevista a Rádio Clube98, o reitor da UFU, Valder Steffen, disse que estão sendo feitas reuniões nos campi para expor a professores e alunos o tema que deverá ainda passar por uma audiência pública em Uberlândia. O prazo para decisão termina em 27 de agosto. “A decisão final sobre adesão ou não ao FUTURA-SE deverá ser tomada pelo Conselho Universitário – CONSUN”, informou o reitor. Steffen ainda disse que há alguns pontos a serem analisados no projeto, como a autonomia universitária, por exemplo, que segundo ele deve ser mantida. 
Em relação ao corte orçamentário e contingenciamento de recurso feito pelo Ministério da Educação (MEC) em abril desse ano, bloqueando parte dos recursos de 63 universidades e 38 institutos federais, o reitor disse que a UFU perdeu quase R$ 43 milhões de reais. Essa semana foi anunciada medidas drásticas para reduzir gastos como a suspensão de alguns serviços terceirizados, programas de bolsas de iniciação cientifica, transporte, entre outros nesse segundo semestre, para evitar problemas em 2020, caso haja novo contingenciamento. “O déficit pode chegar a R$ 20 milhões para o próximo ano. Estamos fazendo o possível para as aulas não serem afetadas”, comentou o reitor.
Questionado por nossa reportagem sobre o andamento das obras do Campus/Patos de Minas, 30 Paus, Vander Steffen disse que mesmo com os cortes, o trabalho continua. “Estivemos em Brasília reapresentando nossas prioridades, e, entre elas, está o andamento da obra do Campus/Patos de Minas. Temos recursos que garantem a continuidade da obra até o final do ano, mas precisamos do apoio da comunidade e representação política para pressionar e buscar recursos e assim garantir a finalização da obra”, informou.  
Por: redação Clube Notícia.
Fotos: Edvar Santos
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib