terça-feira, 16 de julho de 2019

Animais silvestres buscam refúgio e alimento na cidade e dão trabalho aos Bombeiros

As queimadas, que ocorrem com mais frequência nesta época do ano, têm sido apontadas como uma das causas para o aparecimento de animais silvestres no perímetro urbano de Patos de Minas. O Corpo de Bombeiros tem recebido chamados quase diários para recolher aves, serpentes e outras espécies que chegam à cidade em busca de abrigo e comida.
Diariamente, os militares do Corpo de Bombeiros têm sido chamados para capturar animais silvestres, como serpentes, gambás, capivaras, tamanduás, entre outros, sendo que em algumas situações eles apresentam ferimentos. Só na última sexta-feira (12), o 12º Batalhão de Bombeiros de Patos de Minas realizou atendimento a 04 ocorrências envolvendo animais silvestres.
Em uma delas, a equipe capturou uma coruja que buscou abrigo no almoxarifado de uma empresa. A ave estava dentro de um pneu e precisou ser capturada por estar atacando os funcionários. Em outra ocorrência, os bombeiros capturaram um ouriço cacheiro, que estava em uma pequena árvore na calçada de uma via pública, correndo risco de ser atacado por cães.
Nas duas ocorrências os animais estavam saudáveis e por esse motivo foram soltos pelas próprias equipes em áreas de preservação. Mas em muitos casos, os animais chegam a cidade com ferimentos, cansados e estressados. Nesse caso, eles necessitam de cuidados antes de serem devolvidos ao ambiente natural.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a migração de animais silvestres para o perímetro urbano tem se tornado cada dia mais comum e um dos principais fatores que tem impulsionado essa fuga é o desmatamento, que extingue cada dia mais as áreas de matas. Outra hipótese levantada pelo órgão são as queimadas, que se tornam mais frequentes nesta época mais seca do ano.
O Corpo de Bombeiros alerta que não é recomendável tentar capturar estes animais, uma vez que ao se sentirem acuados, eles podem atacar para se defenderem. O ideal é procurar um local seguro, manter o animal em seu campo de visão e acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Fonte: Patos Hoje
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib