segunda-feira, 17 de junho de 2019

Secretaria de Educação de Patos de Minas realiza encontros de formação para profissionais da rede municipal

Entre os dias 27 de maio e 07 de junho, o Centro de Estudos Continuados (CEC) "Professora Marluce Martins de Oliveira Scher" promoveu encontros de formação para os profissionais da rede municipal de ensino de Patos de Minas com o objetivo de discutir temas importantes dentro do contexto educacional e propor reflexões acerca das práticas pedagógicas adotadas atualmente. Os encontros foram realizados em dois momentos: o primeiro deles voltado para profissionais que atuam no ensino fundamental e o segundo momento destinado a profissionais da educação infantil.

Do dia 27 até o dia 31 de maio, os encontros tiveram como público-alvo, além dos supervisores educacionais, professores do ensino fundamental (tanto dos anos iniciais quanto dos anos finais). Com a temática "Currículo, avaliação e aprendizagem: um diálogo necessário", o encontro trouxe como pauta para discussão questões relativas à avaliação escolar, seus tipos e definições, e à necessidade de ressignificar o processo de avaliação ante às transformações histórico-sociais que vêm influenciando bastante o atual cenário educacional.

De 03 a 07 de junho, o encontro de formação teve como foco os profissionais da educação infantil, abrangendo os colaboradores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e na pré-escola (primeiro e segundo períodos). Essa segunda etapa de formação teve como tema "Experiências, vivências e expressões: aprimorando olhares". O encontro colocou em pauta reflexões sobre o desafio da educação infantil em manter sua especificidade e identidade dentro de uma concepção curricular que difere das demais etapas da educação básica. Ademais, a formação teve por objetivo conhecer os direitos de aprendizagem na educação infantil, aprofundar a compreensão do conceito de experiência e discutir a noção de campos de experiências, a fim de favorecer o planejamento docente.

Ao todo, participaram das formações ofertadas pelo CEC, no período de 27 de maio a 07 de junho, 651 profissionais da rede municipal de ensino. Segundo Fabiana Ferreira dos Santos, secretária de Educação de Patos de Minas, o CEC é uma importante ferramenta para o processo de formação continuada de professores e demais profissionais da rede municipal. De acordo com ela, "o processo de formação continuada tem sido um dos principais pilares da gestão para a garantia de desenvolvimento profissional docente e consequente melhoria da qualidade do ensino ofertado nas instituições."

A secretária destacou ainda os temas selecionados para estudo nos encontros de formação de 2019. "Neste ano, temos por foco realizar estudos e reflexões acerca do tema avaliação e resultados de aprendizagem. Também temos apoiado os profissionais em um processo de leitura e apropriação de dois novos importantes documentos: a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de Minas Gerais".


Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib