segunda-feira, 10 de junho de 2019

Médica veterinária tranquiliza população quanto à febre maculosa em Patos de Minas

Subiu para 5 o número de pessoas mortas no estado de Minas Gerais em 2019 devido a febre maculosa. De acordo com a SRS de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já são 34 notificações pela doença.  Em todo o estado, há sete casos confirmados de maculosa e cinco mortes. Além de Contagem, cidades da Zona da Mata são as que mais sofreram as consequências da picada do carrapato-estrela. 
A veterinária do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de Patos de Minas, Vanessa Pereira, em entrevista a Rádio Clube98, tranquilizou a população do município quanto à doença por aqui. Segundo a veterinária, não há casos registrados na região, mas ressalta a importância de combater o parasita nas espécies animais. 
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Rickettsia. Geralmente o carrapato-estrela infectado pica a capivara e transmite a bactéria. A capivara infectada, hospedeira do parasita passa a contaminar outros carrapatos e esses carrapatos contaminados pode passar a doença para o ser humano. “Para transmitir a doença, o carrapato-estrela precisa ficar na nossa pele por quatro horas", explicou à veterinária. 
A transmissão em seres humanos da febre maculosa ocorre por meio da picada do carrapato infectado pela bactéria causadora da doença. Os sintomas da febre maculosa são parecidos com os de várias outras doenças, como a dengue. Febre alta, dor no corpo e dor no fundo dos olhos estão entre os principais, assim como dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, diarreia, insônia, manchas na pele.
Em Minas, além dos casos na região metropolitana de Belo Horizonte foram confirmados ainda dois casos (sendo um óbito) em Faria Lemos e um caso que resultou também em morte em Raul Soares, ambas as cidades na Zona da Mata. Governador Valadares, no Vale do Aço, também tem um caso confirmado. Medidas como banho carrapaticida em animais de tração nessas regiões e a limpeza de toda a área onde foram encontrados os focos dos carrapatos estão sendo realizadas para evitar a proliferação da doença.
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib