terça-feira, 25 de junho de 2019

Maioria das calçadas de Patos de Minas não segue regras previstas no Código de Posturas

Pedestres em Patos de Minas já estão acostumados: andar na calçada mais parece uma corrida de obstáculos. No meio do caminho se encontra de tudo: rampas, escadas, e, às vezes, o passeio é inexistente. Para os portadores de necessidades especiais, o problema é ainda mais grave. São poucos os locais que dispõem de rampa de acesso para cadeirantes, ou piso tátil, no caso dos deficientes visuais. No entanto, o Código de Posturas de Patos de Minas, instituído em 2012, estabelece regras regidas para a instalação das calçadas.
No texto, há um capítulo inteiro dedicado apenas às regras para construção dos passeios. A realidade nas ruas é outra. É comum encontrar rampas de acesso a garagens que avançam sobre asfaltamento, calçadas com tamanho inferior ao definido em lei e muitas outras irregularidades. A reportagem do Clube Notícia fotografou os erros mais comuns encontrados na cidade. A população reclama. “É estranho demais, pois tem lugar que o portão da garagem invade a calçada, é um monte de rampa, umas mais altas, outras muito baixas, ninguém entende”, diz o estudante Paulo Felipe.
O Código de Posturas estabelece, por exemplo, a altura máxima permitida em caso de elevação da calçada, no caso de acesso a garagens. Outro erro comum encontrado no município é a inexistência de calçada. Há locais em que o passeio todo é rebaixado para acesso à garagem, o que é proibido pelo código. No entanto, a maioria dos proprietários dos imóveis irregulares não foi, sequer, notificada.
Texto e fotos: redação Clube Notícia.
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib