quarta-feira, 10 de abril de 2019

42 mil doses de vacina contra a gripe serão aplicadas em Patos de Minas durante campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quarta-feira (10) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em 15 dias, em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril. Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.
A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. A campanha deste ano vai de 10 de abril a 31 de maio. O Dia D, em que a vacinação se intensifica e há uma grande mobilização nacional, está marcada para dia 4 de maio, um sábado.
Em Patos de Minas, de acordo com a gerente da vigilância epidemiológica, Elizaine Bicalho em entrevista para a Rádio Clube 98, disse que a secretaria municipal de saúde recebeu 42 mil doses da vacina contra a gripe para aplicação no público prioritário no município. “Vamos começar primeiro com as crianças com idade entre 1 e 6 anos, gravidas e puérperas, porque na campanha passada eles ficaram abaixo do recomendado pelo Ministério da saúde”, informou.
A enfermeira também disse que é importante os pais ou responsáveis não se esquecerem de levar a cartão de vacina da criança. “A vacina está disponível em todas as unidades de saúde a partir do dia 10, inclusive nas unidades do meio rural”, acrescentou. A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes. Por isso a vacinação é a forma de se proteger contra a doença.
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib