quinta-feira, 7 de março de 2019

CAPS retoma parceria com a Diretoria de Atenção Básica no projeto HumanizaSUS

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Patos de Minas retomou, na última semana, as ações do projeto de Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS), realizado pelo Ministério da Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Coordenadora do CAPS II, Priscila Villas Boas, o apoio matricial é um novo modo de cuidar em saúde mental, no qual duas ou mais equipes, em um processo de construção compartilhada, criam um colaborativo entre a saúde mental e a atenção primária, ampliando a saúde física e mental daquele paciente. "Os profissionais do CAPS vão às Unidades Básicas de Saúde (UBS), que organizam os casos considerados complexos para serem discutidos em conjunto, com a finalidade de construir projetos terapêuticos e pedagógicos para os pacientes".

Ainda segundo a coordenadora, este trabalho foi uma parceria estabelecida entre o CAPS II e a Coordenação de Atenção Básica, que possibilitou a ampliação, a integração e o diálogo entre diferentes especialidades e profissões.

No dia 13 de fevereiro, o matriciamento foi realizado entre o CAPS e a equipe do Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS), enquanto no dia 22 as atividades foram realizadas na UBS do bairro Sebastião Amorim, com a Equipe 33. As próximas UBS a receberem o HumanizaSUS são a André Luiz (08/03), Várzea, (09/03), Gramado (15/03) e Nova Floresta (22/03).

HumanizaSUS

A Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib