quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Prefeitura lança segunda etapa do Programa Pronascentes – Cuidando das Águas do Canavial

A Prefeitura de Patos de Minas, através do Programa Municipal Pronascentes, em parceria com a Cooperativa Mineira de Laticínios (Cemil), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) realizou, no último sábado (23), o lançamento da 2ª etapa do Programa Pronascentes – Cuidando das Águas do Canavial. O Programa Pronascentes busca a conservação e proteção de todas as nascentes do Município. Dentro do Programa, já foram feitos cercamentos para a conservação de mata ciliar e de 34 nascentes pertencentes à microbacia da região do Córrego do Bauzinho, no Distrito de Pindaíbas.

De acordo com a Bióloga Eni Amaral, nesta 2ª etapa 10 produtores foram contemplados com material para cercamento de suas nascentes. No total, 17 nascentes serão recuperadas ao longo da execução do Programa na região do Canavial. Durante o evento, 150 mudas nativas, indicadas e fornecidas pelo IEF, foram plantadas em uma das nascentes de propriedade do Sr. Alexandre Queiroz Correia. “O evento foi um sucesso, e representou a importância da integração entre poder público, iniciativa privada, instituições de ensino e produtores rurais, na promoção da recuperação ambiental de nascentes e mananciais do Município”, destacou Eni. 

A bióloga destacou, ainda, a importância da sensibilização e adesão do produtor para o sucesso do programa, além das orientações técnicas necessárias e o monitoramento dos resultados feitos pelo Pronascentes, IEF e Unipam.

Durante o evento estiveram presentes o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, o Vice-prefeito, Paulo Roberto Mota, o Presidente da Cemil Vasco Praça Filho, o Vice-presidente da Cemil, Ricardo César Machado Braga, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Vicente de Paula Sousa, o representante do IEF e Engenheiro Florestal, Irineu Vieira Caixeta, o representante e professor do Unipam, Tiago Santos, o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas, Tenente BM João Fernandes Caixeta, o presidente do Conselho Integrado de Meio Ambiente, Ivanildo Alves Zica, a Secretária Municipal de Agricultura, Ludimila Moreira, o Diretor de Meio Ambiente, César Caixeta e produtores rurais, que foram contemplados com material doado pela Cemil para cercamento de suas nascentes.

A próxima microbacia a receber o Pronascentes será a da região do Distrito de Bom Sucesso, e o diagnóstico preliminar já começa agora em março.

De acordo com o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, a segunda etapa das ações executadas pelo Pronascentes fazem parte de um dos compromissos de governo em preservar e recuperar as nascentes do Município. "Esse trabalho é muito importante não só para cidade, mas também para os distritos de Patos de Minas, para que as gerações futuras não sofram com a escassez de recursos hídricos", destacou José Eustáquio.



Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib