sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Ouvidoria Municipal de Saúde divulga relatório das manifestações em 2018

A Ouvidoria Municipal de Saúde é um canal de comunicação entre a Gestão da Saúde Pública e o cidadão, para aprimoramento da qualidade do atendimento e das políticas governamentais. Isso é possível a partir do momento em que o cidadão presta informações a gestão dos municípios sobre o cotidiano das Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais municipais, e outros locais como clínicas ou hospitais privados, que prestam atendimento pelo SUS à população. Essas informações transmitidas à gestão são feitas através de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios, que podem ser feitas de forma anônima.

De acordo com a Ouvidora da Saúde, Rosângele Maria de Paula, para que o serviço funcione é necessário o intercâmbio entre o cidadão e a gestão pública, para que esta tome conhecimento do que está acontecendo e possa propor soluções e modificações necessárias para melhorar o atendimento nos serviços de saúde. Rosângele informou, ainda, que no ano de 2018 a ouvidoria registrou 470 ocorrências, e os canais de comunicação que mais apresentarem ocorrências foram o telefone, com 77% das ocorrências e presencialmente com 14,7%.

Ainda de acordo com a Ouvidora, a Diretoria de Atenção Básica (69,7%) e Regulação (12,1%) foram as que mais receberam manifestações. Dentre as tipificações das ocorrências estão solicitações relacionadas a médicos, estagiários, enfermeiros, recepção e administrativo, e elogios à Secretaria Municipal de Saúde. No comparativo do primeiro mês do ano, em janeiro de 2017 foram registradas 50 manifestações, 28 em janeiro de 2018 e 52 em janeiro de 2019. “Em breve nós divulgaremos os índices de resolutividade da Ouvidoria dos anos de 2017 e 2018. Nós queremos mostrar à população o quão importante é a sua participação, para que tenhamos uma melhor gestão da saúde no município”, ressaltou Rosângele.

Para entrar em contato com a ouvidoria, o cidadão pode ligar nos números 0800-941-9101 e 3822-9101, ou enviar e-mail para saude.ouvidoria@patosdeminas.mg.gov.br, ou ainda pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Alzino Martelo, 710, Bairro Nova Floresta, de segunda a sextas-feira, das 12 às 18h. Pode também ligar para a ouvidoria do Ministério da Saúde, no número 136.



Fonte:   Prefeitura   Municipal    de   Patos   de   Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib