sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Folia de Reis: Movimentação cultural é realizada no bairro Várzea

Com mais de três séculos de tradição, as Folias de Reis, manifestação de cultura e fé, acontecem em todo o território mineiro. Em Patos de Minas, no ano de 2014, as folias foram registradas como patrimônio imaterial do Município, garantindo reconhecimento estadual e o fortalecimento do movimento. Em 2017, o Governo de Minas Gerais, através do Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais (Conep) reconheceu as Folias de Minas como Patrimônio Imaterial do Estado.

Atualmente, são registradas pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Patos de Minas, cerca de 60 Folias de Reis, com base no Decreto 3.003 de 10 de agosto de 2007. A Folia é considerada uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo, que tem o intuito de levar fé, cultura e musicalidade às comunidades rurais e residências urbanas. 

Como exemplo, no último sábado (26), foi realizada uma Folia de Reis no bairro Várzea, reunindo várias pessoas em torno de uma oração em homenagem aos três Reis Magos, onde ainda foi servido um almoço a todos que estavam presentes, seguido de mesa de doces, como o de leite e de mamão, dentre outros.

“O folclore da Folia de Reis não pode acabar em nossa cidade, é uma manifestação que traz toda a tradição e fé da comunidade patense”, ressaltou José Eustáquio.

História da Folia de Reis

A “Folia de Reis” é uma festa católica intimamente ligada à comemoração do Natal, onde os foliões celebram os Três Reis Magos. Trata-se de uma festa originária na Espanha, que difundiu as celebrações pela Europa. De acordo com os registros, no Brasil os festejos foram trazidos pelos colonos portugueses. 

A festa ganhou força por volta do século XIX, sendo identificada em diversas regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, que inclusive possui algumas cidades que mantêm a tradição destas comemorações. 



Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib