quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Patos de Minas é selecionada para compor estudo de caso de boas práticas na redução do risco de desastres, que será elaborado pela ONU

Desde o início do mandato, em 2017, o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves não tem medido esforços para tornar a cidade mais resiliente. Para isso, um dos primeiros passos foi inscrever a cidade no programa da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulado “Construindo cidades mais resilientes: minha cidade está se preparando”. Em agosto deste ano, a ONU/UNISDR realizou uma pesquisa com os governos locais em todo o mundo com o objetivo de medir seu progresso na redução do risco de desastres e visualizar a capacidade de resiliência desenvolvidas nas cidades.

Durante o processo de avaliação, mais de 100 cidades, ao redor do mundo responderam à pesquisa que após uma análise exaustiva 30 cidades foram selecionadas e priorizadas para fazer parte de um documento de estudo de casos e boas práticas na redução do risco de desastres. Patos de Minas foi uma das cidades selecionadas e fará parte desse seleto grupo respondendo ao formulário.

De acordo com o Capitão Bombeiro Militar e Diretor-Geral do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres e Mudanças Climáticas da Defesa Civil em Patos de Minas (CEPED), Arthur Fábio Ferreira, o formulário será preenchido através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em Patos de Minas para encaminhamento a ONU buscando o Município ser modelo no que se refere à cultura de resiliência a desastres. “Isso coloca cada vez mais o Município na direção certa para a construção da resiliência a desastres, para as adaptações às mudanças extremas do clima, bem como na construção de uma nova agenda urbana aliada ao desenvolvimento econômico e social em toda a região” destacou o Capitão Arthur.

Ainda de acordo com o diretor do CEPED, fazer parte de um grupo seleto de apenas 30 cidades em todo o mundo, escolhido a dedo pelas Nações Unida,s através de um estudo de boas práticas para redução do risco de desastres, onde os resultados poderão ser incluídos no Relatório Avaliação Global (GAR 2019) e também na Plataforma Global para Redução dos Riscos de Desastres 2019, abre ainda mais espaço para que outros municípios da região do Alto Paranaíba e Noroeste mineiro façam a adesão a Campanha da ONU/UNISDR “Construindo Cidades Resilientes, Minha Cidade está se preparando!”. Além disso, ajuda os municípios a promoverem parcerias, com o Corpo de Bombeiros Militar, além de políticas públicas a fim de que mais pessoas possam viver nas cidades, trabalhar, residir, construir suas vidas, se planejarem para o futuro com segurança e mais qualidade de vida, com melhores indicadores sociais e econômicos, com uma visão de cidades planejadas para todos.

Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib