sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Prefeitura divulga ações feitas para acabar com transtornos causados pelas enchentes e inundações

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Patos de Minas divulgou as diversas ações definitivas para sanar os problemas com alagamentos e enchentes na área localizada nos bairros Jardim Paulistano e Vila Rosa, tornando a cidade mais resilientes em casos de riscos e desastres decorrentes de ameaças naturais e/ou provocadas pela ação humana. Desde o inicio do mandato, o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves não tem medido esforços para que a cidade se torne mais resiliente. O primeiro passo foi participar do programa da Organização das Nações Unidas e, desde 2017, o município participa da iniciativa intitulada “Construindo cidades mais resilientes: minha cidade está se preparando”, promovida pela ONU.

Nos últimos meses, o município realocou 100 famílias que residiam em áreas de situação de risco e vulnerabilidade social, para o conjunto de moradias construídas no bairro Jardim Esperança IV. No local, em que viviam as famílias, as casas foram demolidas e a área está se transformando um Parque Ecológico para que os patenses tenham mais um lugar de lazer e a área se torne uma reserva de preservação permanente para recuperação da flora do Município.

De acordo com o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves todo o trabalho teve como objetivo sanar de forma definitiva os problemas antigos causados pelas chuvas e tornar a cidade mais resiliente aos riscos e desastres ambientais. “Este ano não ouvimos falar de famílias atingidas pelas chuvas nos bairros, uma vez que elas já se encontram em local seguro e adequado. Ações que fizemos para garantir a segurança dessas famílias que estão felizes no local onde estão agora. Ouvimos de muitas famílias dando graças a Deus por estarem em local seguro, principalmente quando as chuvas estavam bastante intensas”, ressaltou José Eustáquio.

Cidade Resiliente

O Programa da ONU propõe aos gestores um guia com um plano estratégico que abrange 10 passos a serem tomados: atribuir responsabilidades, planejar o financiamento, conhecer o risco, melhorar a infraestrutura, proteger escolas e hospitais, usar bem o solo, capacitar a comunidade, fortalecer os ecossistemas, conhecer os sistemas de alerta e recuperar a cidade. Patos de Minas tem recebido diversas ações para que a cidade suporte e resista os desastres naturais e as forças da natureza com várias ações, entre elas a construção da drenagem pluvial da avenida Marabá.

Assista ao vídeo clicando aqui!

Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib