quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Área do antigo Matadouro Municipal é recuperada e ganha horta comunitária

Com o apoio da Prefeitura, a Associação de Moradores do bairro Várzea, realizou, ao longo das últimas semanas, mutirão de limpeza e plantação de diversas espécies de árvores frutíferas e plantas medicinais na área do antigo Matadouro Municipal. O espaço ganhou uma horta comunitária cultivada pelo moradores do bairro, que podem usufruir dos alimentos. 

A área foi adotada pela Associação em outubro de 2017, através de uma parceria entre a Associação de Moradores e Prefeitura dentro do Programa Patos Mais Verde. De acordo com um dos colaboradores da Associação, José Mauro, a área está de cara nova. “Nós retiramos todo o entulho que era jogado no local, como madeira e até ferro velho, conseguimos recuperar uma nascente que estava assoreada devido ao acúmulo de lixo, além de plantarmos diversas espécies de árvores frutíferas, cereais e plantas medicinais para consumo dos moradores”, afirmou José Mauro. 

Segundo o Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, é satisfatório ver o local limpo e restaurado. “A área do antigo Matadouro Municipal estava abandonada, cheia de mato e servia como depósito de lixo. Buscamos maneiras de melhorar aquele espaço, reunimo-nos com a Associação de Moradores do bairro e formalizamos a adoção do espaço, logo em seguida ajudamos na limpeza e os moradores fizeram a preparação e a plantação para seu próprio consumo. Fico feliz que a parceria tenha dado certo”, ressaltou o Prefeito.

Várias mudas de árvores frutíferas foram plantadas, como de laranja, mamão, manga, banana, além de milho, abóbora, palmeiras, jequitibá, ipê, pau-brasil e plantas medicinais como a erva-cidreira. 

Patos Mais Verde 

O Programa Patos mais Verde é uma iniciativa da Administração Municipal que busca estabelecer parcerias público-privadas com a sociedade civil, a fim de que se possa cuidar de praças, canteiros centrais e parques, além de praças com equipamentos sociais para esporte, as chamadas praças esportivas. O objetivo é de deixar a cidade ainda mais bonita, contando com a ajuda de voluntários.

Os interessados em adotar alguma área verde do Município, tanto pessoa física quanto jurídica, podem entrar em contato com Assessor Especial de Desenvolvimento Econômico, André Franco, pelo 3822-9130 ou pelo e-mail desenvolvimentoeconomico@patosdeminas.mg.gov.br. Para tanto, é necessário pegar um modelo de requerimento para protocolar na Prefeitura, formalizando o desejo de adotar o espaço. Feito o processo, os responsáveis vão avaliar se a pessoa tem condição de cuidar da área e, assim, formalizar a intenção.



Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib