segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Programa Jovens Empreendedores inova com projeto de robótica, o “Megatron”

Desde o ano de 2013, a Prefeitura Municipal e o Comitê Municipal de Educação Empreendedora realizam o Programa “Jovens Empreendedores” nas escolas municipais e estaduais de Patos de Minas. Neste ano, há uma novidade: o projeto “Megatron Jovens Empreendedores”, que além de ser uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de características empreendedoras, tem o objetivo de desenvolver produtos tecnológicos e eletroeletrônicos, que serão comercializados durante a Feira dos Jovens Empreendedores, que acontecerá dia 29 de setembro.

Além de unir esses dois temas, o projeto é desenvolvido, através da pedagogia de projetos com grupos diversificados, que fogem totalmente do ensino convencional da grade curricular. O Megatron atende grupos de alunos que foram indicados pelas escolas. São 40 jovens com idades entre 11 e 18 anos, provenientes de nove escolas municipais e dez escolas estaduais, sendo 11 escolas da área urbana e oito da rural.

Os encontros estão sendo realizados desde o dia 21 de junho, uma vez por semana, em diferentes espaços do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Nas salas invertidas e no centro de aceleração de negócios do Unipam, Oceano, acontecem as aulas teóricas; no laboratório de informática, os alunos planejam os protótipos no AutoCAD; no laboratório de elétrica eles aprendem a lidar com soldas, circuitos e conduítes, viajando pelo universo da eletricidade. De acordo com a coordenadora do programa, Sônia Porto, os estudantes utilizam de forma intercalada todos os locais do Unipam. “Eles frequentam também um dos dois únicos laboratórios maker, que existe em Minas Gerais, o FabLab que é um local mágico, onde as máquinas projetadas ganham vida”, afirma a coordenadora.

O projeto Megatron acontecerá até no mês de setembro, todas as quintas-feiras no horário de 14h às 17h. Os resultados serão apresentados ao público no dia 29 de Setembro, na Feira dos Jovens Empreendedores de Patos de Minas, que acontece na Avenida Getúlio Vargas, anualmente. Segundo a coordenadora, o apoio dos pais é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes. ”Os pais trazem seus filhos toda quinta-feira e ficam esperando as oficinas acabarem com muito comprometimento. Até aqueles que moram na área rural esperam o projeto acabar para voltarem às suas residências. Todos valorizando o projeto e a diversidade presente que é marcada pela riqueza, tanto cultural quanto intelectual dos participantes”, analisa Sônia.

O comitê é formado por representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG). Os facilitadores são professores e universitários do Unipam dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Administração e Arquitetura e Urbanismo, sob a coordenação do professor Fábio Gontijo.

Confira as fotos do projeto Megatron na página do Facebook da Prefeitura.


Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib