sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Prefeitura busca experiência bem sucedida em Formiga para dar a destinação correta de pneus

Representantes da Prefeitura de Patos de Minas viajaram para a cidade de Formiga, onde buscaram a experiência bem sucedida daquele Município no que se refere à destinação dos pneus inservíveis. O assessor de Desenvolvimento Econômico, André Franco, e o diretor de Meio Ambiente, César Pereira Caixeta, visitaram a Empresa Brasileira de Destinação de Resíduos (Embrader), que trabalha com o recolhimento e a reciclagem de pneus inservíveis. O interesse da Administração de Patos de Minas é de instalar uma unidade da companhia na cidade.

Os servidores municipais estiveram na sede do Legislativo e foram acompanhados pelo vereador Mauro César de Sousa. Na Câmara Municipal eles tomaram conhecimento das leis pertinentes ao assunto, além de conhecerem o trabalho desenvolvido daquela Casa. Eles também buscaram a experiência do Chefe do Executivo de Formiga, o prefeito Eugênio Vilela. Segundo César Caixeta, a intenção é de verificar o que está dando certo naquele município para implantar em Patos de Minas de forma a dar a destinação correta dos resíduos sólidos pneumáticos.




Embrader


A Embrader é uma empresa localizada em Formiga e que faz a reutilização de pneus inservíveis, através do sistema de trituração para produção de chips, que serão utilizados pela indústria cimenteira, por meio do sistema co-processamento. “A Embrader nasceu a partir da certeza de que podemos criar um mundo mais sustentável com a reutilização de produtos, seja aumentando sua vida útil ou reciclando. A decomposição do pneu no meio ambiente demora cerca de 600 anos. Ele é um dos resíduos que mais poluem o meio ambiente. Um pneu descartado de forma irregular traz grande risco para a saúde da cidade e, consequentemente, para a vida humana”, destacou o vereador. “Em visita à empresa, foi possível verificar a dinâmica do recolhimento e da distribuição do produto após a trituração, além de verificar como se dá o processo de instalação da empresa nos municípios, que pode ser feito através de parcerias”, esclareceu André Franco.

Segundo dados fornecidos empresa, a Embrader reutiliza pneus descartados para a produção de chips de pneu. Esse produto, que é produzido a partir de um processo especial de trituração da borracha, possui aplicações especiais na construção civil e é uma excelente forma de reciclagem. Para a obtenção dos pneus utilizados nessa produção, a indústria conta com doações de terceiros. Segundo organizações internacionais, a produção de pneus novos está estimada em cerca de 730 milhões de unidades por dia em todo o mundo. Já o descarte de pneus velhos chega a atingir, anualmente, a marca de quase 800 milhões de unidades. Só no Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano e quase 20 milhões de unidades são descartadas nesse período.


*Fotos: Divulgação/Ascom Câmara e Prefeitura de Formiga

Fonte: Prefeitura de Patos  de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib