terça-feira, 21 de agosto de 2018

Patos de Minas terá reforço da Carreta de Mamografia do Hospital do Câncer de Patrocínio

Uma unidade móvel de Mamografia, o Mama-Móvel, vai reforçar a saúde em Patos de Minas nas próximas semanas, o que vai ajudar a diminuir a fila de espera por exames de mamografia em Patos de Minas. Desde o início da manhã desta segunda-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital do Câncer de Patrocínio, que é o órgão credenciado para atender vários municípios vizinhos, está realizando atendimentos a mulheres com faixa etária de 40 a 49 anos do Município. A carreta está instalada ao lado da rodoviária, no Galpão do Produtor Rural Adelino Madrugada, localizado na Avenida Piauí, no bairro Cristo Redentor.

A carreta Mama-Móvel estará funcionando no horário de 09h às 12h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, com capacidade para atender 45 mulheres por dia. Inicialmente, os exames serão feitos até a primeira semana de setembro, de acordo com a demanda. Para realizar o exame, a paciente deverá ir até a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e solicitar o agendamento. Será feita uma avaliação pelo médico de Saúde da Família ou pelo enfermeiro para realizar essa solicitação. Após essa análise, é que será feito o agendamento tanto para o rastreamento quanto para o diagnóstico. Até o momento, cerca de 700 mulheres aguardam na fila.

Os exames serão feitos por técnicos em radiologia da cidade de Patrocínio. Todos os exames serão oferecidos gratuitamente e o laudo médico será fornecido pelo laboratório do Hospital do Câncer de Barretos, que tem parceria com o de Patrocínio. Caso a doença seja diagnosticada, as pacientes farão o tratamento no Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE), em Patos de Minas. Segundo a coordenadora da Unidade Móvel Mamografia, Ana Paula Ribeiro Machado, o Mama-Móvel realiza até 50 exames por dia. “Somos credenciados pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais e atendemos a 88 municípios das regiões do Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Noroeste, onde já iniciamos os atendimentos dando prioridade para as cidades com maior vazio assistencial”, ressalta a coordenadora.

A carreta de unidade móvel é um veículo que conta com equipamentos de tecnologia avançada para a detecção do câncer de mama. Todos os exames são oferecidos gratuitamente. A carreta foi adquirida através de doações de empresas como a Gol Linhas Aéreas e de convênio com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais. A ação em Patos de Minas tem apoio do Rotary Clube: de Patrocínio e os de Patos de Minas, Guaratinga e Paranaíba.


Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib