quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Empresários visitam recuperandos da APAC e mostram interesse de apoiar ressocialização

“Todo homem é maior do que seu erro”. Com esta mensagem, o promotor de justiça da Vara de Execuções Penais, Paulo Delicole, recepcionou representantes de entidades e empresários de Patos de Minas, na APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. A visita foi organizada pela FIEMG Regional Alto Paranaíba, com a finalidade de disseminar o trabalho desenvolvido junto aos recuperandos, visando à ressocialização e a inserção deles no mercado de trabalho. Como resultado da visita, a FIEMG Regional irá analisar a possibilidade de formalizar termo de cooperação por meio dos Sindicatos Filiados – Sinduscon, Sindivest e Sindimetal, a fim de direcionar vagas de empregos nas indústrias para os egressos do sistema prisional.
Durante a visita, o promotor destacou os benefícios para os empresários que contratarem apenados em regime semiaberto. Como o trabalho do preso no regime fechado e semiaberto não está sujeito à CLT, o empresário fica isento de encargos como férias, 13º salário e FGTS.
A atuação da APAC foi apresentada pelo encarregado de segurança, Renato Alves Borges. Ele mostrou toda a estrutura existente e como é desenvolvido o trabalho com os 49 recuperandos, que estão em cumprimento de pena. “É fundamental para esses recuperandos que, na progressão para o regime semiaberto, consigam um emprego. Assim, eles conseguirão manter o sustento da família, e consequentemente, ficar longe da criminalidade”, enfatizou.O promotor Paulo Delicole reforçou que recuperar o preso significa reduzir a criminalidade; proteger a sociedade; socorrer a vítima; promover a segurança e, ainda, fazer com que a execução penal alcance a efetividade: punir e socializar. “Queremos que estes indivíduos saiam da APAC, do sistema de execução penal, evoluídos e prontos para uma vida nova”, frisou.
O presidente da FIEMG Regional, Lisandro Bicalho, comentou que foi uma visita impactante. “O trabalho da APAC é surpreendente pela grandiosidade da obra. Os empresários se sensibilizaram com a causa e comprometeram-se a gerar empregos para os recuperandos quando saírem da APAC. Vamos acompanhar de perto cada progressão e buscar meios para que o recuperando saia já com o emprego assegurado”, ressaltou.
O presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), José Carlos Borges dos Reis manifestou o interesse em formalizar o termo de cooperação em que a entidade irá verificar, junto aos associados, a possibilidade de contratação de egressos.
Fonte: Patos Hoje
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib