quinta-feira, 27 de maio de 2021

MuP recebe acervo sobre a genealogia da família Caixeta

O Museu da Cidade de Patos de Minas (MuP) recebeu recentemente a doação de diversificado acervo que conta a história da genealogia da família Caixeta. O responsável pela pesquisa e compilação do material é o administrador Antônio Caixeta, que, durante 35 anos, dedicou-se a investigar a origem do sobrenome e o histórico da família. Ele reside em Goiânia e desde 1986 concentra parte do seu tempo nesse trabalho.

Caixeta é um sobrenome bastante comum em vários estados brasileiros, sobretudo em Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Paraná. A pesquisa concluiu que Minas é o berço dessa família, e os primeiros moradores que carregaram o sobrenome instalaram-se especialmente nas regiões de Ouro Preto e Patos de Minas. 

Dados do estudo revelam que os antepassados dos Caixetas viveram na região da Espanha conhecida como Catalunha. Posteriomente, devido ao movimento de migração, alguns foram para Portugal e outros para a Itália. No Brasil, a história da família remonta a meados do século XVIII.

A decisão de doar o acervo para as instituições de Patos de Minas (arquivo e museu) resulta do fato de o município ser uma das regiões de origem dessa família em Minas Gerais. “Minha intenção é que o trabalho realizado torne-se acessível para o público em geral e que as informações levantadas sirvam às gerações futuras”, informou Antônio Caixeta.O material é composto por itens como livros, quadros, fotos e brasões. Além de enriquecer o acervo do MuP, a doação possui grande importância para o trabalho de pesquisadores da região, de Minas e do Brasil, que podem ter acesso à história da genealogia dessa família.





Fonte da matéria : Prefeitura de Patos de Minas

Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib