quinta-feira, 4 de março de 2021

Estado decreta Onda Roxa obrigatória para Patos de Minas e região

Nesta quarta-feira (03), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), confirmou em coletiva de imprensa, a criação da onda roxa no programa Minas Consciente. A nova onda é a mais restritiva do plano e equivale a um lockdown.

A macrorregião Noroeste, na qual Patos de Minas está inserida, junto com a Macrorregião Noroeste, são as primeiras regiões de Minas classificadas na nova medida.

A decisão terá validade de 15 dias, e será obrigatória mesmo para as cidades que não tenham aderido ao programa.

“Estamos falando do colapso da rede de saúde na região. Não é um problema municipal mais. É um problema regional. A prefeitura (das cidades) que estiver na região da onda roxa terá duras restrições quanto às atividades econômicas e horários”, explicou o governador.

A pouco mais de um mês o governo de Minas Gerais flexibilizou as regras do programa Minas Consciente, a chamada fase 3 do plano.

Durante pronunciamento o governador de Minas Gerais, inclusive citou a cidade de Patos de Minas e o nome do prefeito Luís Eduardo Falcão.

Desta forma, a circulação de pessoas e veículos nas localidades fica limitada a serviços essenciais (supermercados, mercearias, padarias, fornecimento de combustíveis, energia e água, oficinas mecânicas, empresas de TI e telecomunicações, construção civil, indústria essenciais (como de alimentos), lavanderias, funerárias, correios e imprensa). Entre 20h e 5h, haverá toque de recolher. Pessoas sem máscara não poderão frequentar espaços públicos ou de uso coletivo. Indivíduo com sintomas de gripe, a não ser para consultas médicas, também não podem circular pelas ruas. Eventos com aglomerações, ainda que com caráter familiar, estão proibidos. Na Onda Roxa também haverá barreiras sanitárias e as forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, estarão nas ruas para garantir o cumprimento das medidas. Os policiais orientarão e em caso de desobediência poderá haver condução/prisão. Multas também poderão ser aplicadas dentro do que prevê a legislação.

Onda Roxa:

- Suspensão das Cirurgias Eletivas;
- Circulação de pessoas apenas para atividades essenciais;
- Toque de Recolher – 20h às 05h;
- Máscara Obrigatória;
- Pessoas com sintomas de gripe não poderão circular;
- Proibição de reunião presenciais, inclusive familiares;
- Todos os eventos estão proibidos;
- Implantação de Barreiras Sanitárias;
- Bares e Restaurantes apenas no delivery.

As medidas passam a valer a partir desta quinta-feira, 4 de março.

Confira a publicação no Diário Oficial

Fonte da matéria: Clube noticias

Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib