quinta-feira, 11 de março de 2021

Após Estado receber nova remessa de vacinas, imunização de idosos acima de 75 anos deve ser iniciada em Patos de Minas

O Governo de Minas recebeu, nesta terça-feira (9/3), mais um lote com 303,6 mil vacinas CoronaVac / Butantan (doses 1 e 2) para dar início à imunização de pessoas com idade entre 75 e 79 anos. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, 57.151 doses serão destinadas para atender 13% deste grupo. Outras 80.693 serão destinadas a 30% dos idosos de 80 a 84 anos e, por fim, 6.695 para atender 1,5%  dos trabalhadores de Saúde. 

O carregamento chegou às 19h30 no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. De lá, sob escolta da Polícia Federal, as vacinas seguem para a Central Estadual da Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), de onde serão distribuídas, a partir de quinta-feira (11/3), às Superintendências Regionais de Saúde (SRSs) e aos municípios mineiros. Também será anunciado o número de doses que cada prefeitura irá receber. 

Orientações

A subsecretária de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Janaína Passos de Paula, reforça que as prefeituras precisam seguir as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, e aplicar as doses de acordo com o público-alvo e a quantidade de doses a ele destinada, para que não haja desabastecimento de vacinas.

“Tem que organizar também a ida às unidades de Saúde que irão realizar a vacinação dessa população. Por exemplo: a ordem de chegada não deve ser utilizada; é necessário fazer um cadastro dessas pessoas. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) normalmente têm um cadastro da abrangência. Elas devem atualizar para que sejam chamadas essas pessoas de forma que não ocorra aglomeração”, explica a subsecretária.

Operação

Este é o 7º lote de vacinas que chega ao estado. A maior operação para campanha de vacinação na história de Minas Gerais começou no dia 18 de janeiro, data de chegada do primeiro lote de vacinas. Com esta sétima remessa, Minas Gerais já recebeu total de 2.117.380 doses, sendo 1.706.880 da CoronaVac e 410.500 da AstraZeneca.

Patos de Minas

Procurada pela equipe de jornalismo da Rádio Clube 98, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, relatou que a Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, ainda não informou a Secretaria Municipal de Saúde, sobre a quantidade de doses destinadas ao município nessa nova remessa.

Ainda segundo a Prefeitura de Patos de Minas, essas informações referente a nova remessa são aguardadas para que seja montado o planejamento de vacinação. Sabe-se que parte da remessa é para completar a aplicação na faixa de 80 a 84 anos e outra parte será destinada para iniciar o atendimento da faixa de 75 a 79 anos, segundo as informações,  não será possível realizar  toda a cobertura dessa faixa etária, apenas com essa remessa.

Foi repassado para a equipe de jornalismo da Rádio Clube 98, que a previsão é que no início da próxima semana o cadastro de novos grupos, seja liberado.

Com informações: Agência Minas 

Foto: Fábio Marchetto

Fonte da matéria: Clube Notícias

Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib