quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Registros de Observatório de Astronomia de Patos de Minas são publicados em boletim nacional


Com 50 anos de história, a UBA (União Brasileira de Astronomia) traz em seu legado nomes que representam os principais atores da Astronomia no Brasil e, depois de quase 30 anos sem publicação, a instituição retorna com a emissão de seu boletim, em um resgate da história da Astronomia do país. 

Sob o título de Boletim Ouranos (Ano L), o documento com mais de 100 páginas traz artigos sobre estudos e observações de vários autores, contemplando temas como planetas, cometas, estrelas variáveis, meteoros e também sobre a Lua, objeto de estudo do patense Gilberto Dumont em seu observatório de astronomia.


Três artigos elaborados por morador da Capital do Milho foram apreciados nesta edição do boletim. O primeiro aborda as ocultações de estrelas pela Lua, outro sobre o eclipse lunar penumbral, de 05 de julho deste ano, e por último o registro da ocultação do planeta Marte pela Lua, em 05 de setembro deste ano. 

Gilberto, que coordena um trabalho de abrangência nacional sobre a Lua, explica que a atuação da equipe vai desde a divulgação de fenômenos envolvendo nosso satélite natural a um estudo de ocultações de estrelas pela Lua. Estes dados são registrados pelos colaboradores em um catálogo que será compartilhado com a IOTA (International Occultation Timing Association), instituição que lidera este tipo de trabalho. 

O patense destacou ainda que mesmo diante da pandemia, as ações observacionais e de divulgação do Observatório Dumont não cessaram, já que consistem em atividades individuais e a compilação dos dados se dá remotamente entre os colaboradores, cumprindo assim com seu compromisso junto às instituições voltadas para o registro, ensino e divulgação da astronomia. 

Para ele, é uma honra participar deste resgate histórico e ter o observatório atuando em elaborações como neste boletim, levando a astronomia produzida em Patos de Minas, para todo o Brasil. O boletim foi enviado ao site do Acervo Astronômico, para juntar-se aos demais boletins publicados ao longo da história da UBA.



Veja o Boletim Ouranos!

Fonte da matéria : Patos Hoje

Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib