quarta-feira, 29 de julho de 2020

Prefeitura inicia construção de aceiros no Parque Municipal Mata do Catingueiro

A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Obras Públicas, iniciou a execução de aceiros no Parque Municipal Mata do Catingueiro nessa segunda-feira (27). A área verde é constituída por dois espaços: a parte baixa da reserva (conhecida como Sagarana) e a região popularmente chamada de Mata do Cachorro. A construção dos aceiros foi decidida em reunião com o presidente do Codema e é uma das medidas de preservação da reserva.
Inicialmente os aceiros estão sendo construídos na Mata do Cachorro. Após a conclusão do trabalho no local, a área atingida por incêndio no último dia 19 receberá a ação. Segundo a coordenadora de Parques e Áreas Verdes, Sophia Vieira, a medida, além de importante e necessária, está de acordo com as técnicas ambientais e a legislação vigente no país. “A execução de aceiros tem o objetivo de proteger a mata contra incêndios e aumentar a capacidade de resposta no caso de nova incidência de fogo no local”, esclareceu.
Durante o serviço, verificou-se que a Mata do Catingueiro vem sendo alvo de descarte irregular de entulho, focos de incêndio e roubo dos arames do alambrado. Diante disso, cabe ressaltar que o parque é uma importante reserva ambiental da cidade, desempenhando funções de regulação climática, auxílio na drenagem, redução da incidência de ventos, entre outros benefícios comuns às áreas verdes. Por isso o apoio da comunidade é fundamental no combate ao vandalismo.
Mata do Catingueiro – Declarada como área de preservação permanente por meio da Lei 3.088/1992, a reserva está localizada na confluência da Avenida Marabá, rodovia MGT-354 e rodovia de acesso ao Bairro Sebastião Amorim. A edição da norma legal teve o objetivo de transformar a região em área de proteção ambiental, visando preservar sítios naturais, assegurar condições de bem-estar público e proteger a mata de ações predatórias contra o meio ambiente. A lei determina ainda a proibição de qualquer forma de exploração dos recursos naturais da região bem como sua supressão parcial ou total, o que impossibilita convertê-la em área residencial.

Fonte da matéria : Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib