sábado, 2 de maio de 2020

Patos de Minas registra queda nos casos de dengue, mas combate ao mosquito deve continuar

Do início do ano até agora, há 126 casos confirmados da doença no município

Patos de Minas registrou redução significativa no número de casos de dengue nos primeiros quatro meses de 2020. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, são, até o momento, 697 notificações ao todo, dentre as quais 126 testaram positivo para a doença. No mesmo período do ano passado, já eram mais de 1.500 casos prováveis. O município enfrentou epidemia de dengue em 2019, encerrando o período com 4.886 casos confirmados e seis óbitos.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), Daniele Cristine Nunes, a diminuição dos registros é bastante positiva, mas não significa que as ações de combate ao Aedes aegypti possam ser reduzidas. Ao contrário, em tempos de pandemia do coronavírus, é preciso manter-se vigilante, pois a dengue também causa mortes e não deixa de figurar como questão de saúde pública de grande relevância.

Atentos a isso, os agentes de combate às endemias seguem realizando visitas às residências dos patenses. Levando em consideração o atual cenário, os servidores têm tomado os devidos cuidados, utilizando máscaras e luvas durante as vistorias e procedendo aos cuidados de higiene pessoal. Embora existam orientações para o isolamento social, o trabalho desses profissionais nos domicílios é essencial, pois, além do tratamento focal (com larvicida), várias informações e orientações são repassadas aos moradores.

Os mutirões para coleta de materiais inservíveis também acontecem constantemente, uma vez que a quantidade de lixo descartado de forma inadequada no município é um grave problema. No último dia 24, por exemplo, os agentes do PMCD visitaram terrenos baldios no Bairro São José Operário e recolheram grande volume de materiais que são potencialmente criadouros do Aedes aegypti. Quanto aos pneus descartados de maneira imprópria, eles são recolhidos e encaminhados ao Ecoponto, espaço monitorado quinzenalmente pela equipe de pontos estratégicos, a qual realiza o tratamento focal e a pulverização.

Notificações de dengue - De acordo com a Secretaria de Saúde, diante dos casos notificados da doença, é seguido protocolo de monitoramento da região, com visita às casas situadas nas adjacências do local onde foi registrada suspeita e nas residências que ficam nas laterais do quarteirão em que reside o paciente. Além disso, é realizada pulverização com inseticida (capaz de matar o mosquito em sua forma alada) nas proximidades de onde ocorreu o registro. Todas essas ações visam impedir que mais pessoas venham a ser acometidas pela doença.

Fonte: Prefeitura Municipal de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib