terça-feira, 19 de maio de 2020

Maio Laranja: campanha contra violência sexual de crianças e adolescentes acontece virtualmente

Devido às medidas de isolamento social, a Campanha Maio Laranja acontece por meio de lives e webinários em 2020

A Campanha Maio Laranja está relacionada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Essa data é emblemática para o Brasil, pois foi escolhida para homenagear Araceli Cabrera Crespo, uma criança de 8 anos que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo em 1973. Apesar das provas, os acusados foram absolvidos e o processo arquivado pela Justiça.

Dentre os objetivos dos eventos programados para a campanha em 2020 está o propósito de fortalecer o referencial teórico e prático dos profissionais da rede de proteção da criança e do adolescente; elevar o número de pessoas capazes e dispostas a denunciar os casos concretos de violência sexual contra crianças e adolescentes; e sensibilizar as famílias brasileiras para que protejam esse público do abuso e da exploração sexual.

O Maio Laranja este ano surge com uma nova roupagem devido às medidas de enfrentamento à propagação do novo coronavírus. Como a realização de atividades presenciais não é indicada no momento, os eventos dessa campanha acontecem remotamente por meio de sites e redes sociais. Dentro da programação preparada pelo Governo federal, foram previstos webinários, palestra virtual e lives.

No dia 4 de maio, foi promovido o webinário "Violência sexual contra crianças e adolescentes: Indicadores e Políticas Públicas" e, no dia 11, a diretora do Departamento de Enfrentamento de Violações dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA/MMFDH), Maria Leolina Couto Cunha, realizou palestra sobre "Abuso sexual contra crianças e adolescentes: estudo de casos concretos numa perspectiva multidisciplinar e interinstitucional" por meio da página Direitos Humanos Brasil no Facebook.

Estão previstos mais dois eventos dentro da Campanha Maio Laranja: uma live e um webinário que poderão ser acompanhados pelo Facebook. A live acontecerá nesta segunda-feira (18), às 15h, sendo conduzida pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. O webinário, intitulado "Exploração sexual contra crianças e adolescentes nos contextos de prostituição, pornografia, turismo e tráfico humano", acontecerá no dia 25 de maio também às 15h. O evento contará com a participação do coordenador do Laboratório de Inteligência Cibernética na Secretaria de Operações Integradas, do presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal, de uma delegada da Polícia Federal e do secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo.

Conscientização da sociedade - A mobilização proposta por meio da Campanha Maio Laranja é muito importante, mas é necessário dar continuidade ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes durante todo o ano. Uma das maneiras de proteger os mais vulneráveis é por meio de denúncia. Além do Disque 100, há outros canais disponíveis para que a população possa fazer a diferença na vida de alguém.

Todas as formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável das crianças e adolescentes. Portanto, diante de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, é preciso denunciar. Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco.

Fonte da matéria : Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib