segunda-feira, 18 de maio de 2020

Covid-19: levantamento feito pelo Ibope detecta um positivo dentre 250 testados

Mais 500 testes serão aplicados em outras duas fases do estudo, que acontece em 133 municípios brasileiros

Um resultado positivo e 249 negativos foi o saldo da primeira fase de testes rápidos para detecção de Covid-19 aplicados em Patos de Minas pelo Ibope Inteligência. A ação faz parte de um estudo nacional para mapear a incidência do novo coronavírus no Brasil. A pesquisa, que consiste também na aplicação de um questionário em cada residência visitada, é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas e financiada pelo Ministério da Saúde. Os dados desta etapa inicial foram coletados nos dias 14 e 15 deste mês.

Outras duas datas do levantamento estão agendadas: a segunda para 24 de maio e a terceira para 4 de junho. Em cada fase serão aplicados 250 testes rápidos, totalizando, portanto, 750 testagens. Essa quantidade corresponde a 0,48% da população do município, estimada em 157 mil habitantes. "Essa pesquisa é uma importante ferramenta para estimar o percentual de patenses infectados com o SARS-CoV-2, determinar o percentual de assintomáticos, avaliar os sintomas mais frequentes e analisar a evolução quinzenal da prevalência de infectados", explica a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques.

Segundo a diretora, as informações coletadas também "permitirão cálculos precisos da letalidade da doença, estimativa de recursos hospitalares e possibilitarão um desenho de estratégias de abrandamento das medidas de isolamento social.” As flexibilizações de atividades no município têm sido discutidas e deliberadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, levando em consideração o Programa Minas Consciente, do Governo estadual.

A macrorregião Noroeste, a qual Patos de Minas pertence, está incluída na onda branca do Plano Minas Consciente. Isso quer dizer que, até o momento, a região apresenta taxas controladas de Covid-19 e, por isso, pode manter os protocolos mais flexíveis. Isso, no entanto, não exclui a necessidade de a população seguir as medidas de segurança contra o vírus. Pelo informe epidemiológico publicado neste sábado (16) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Patos de Minas está com 20 casos confirmados da doença: 18 recuperados, um em acompanhamento e um óbito.

Morte suspeita - Na tarde de sexta-feira (15), foi noticiada uma morte suspeita por coronavírus na cidade. Tratava-se do servidor municipal Maurílio Gerônimo Braga, de 53 anos. A suspeita, contudo, foi descartada pelo exame de PCR realizado no campus Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa. O resultado foi liberado na tarde de hoje.

As informações do morador que testou positivo na coleta de dados feita pelo Ibope foram repassadas à Secretaria Municipal de Saúde, que agora faz o acompanhamento do caso.

Foto de capa: reprodução internet

Fonte da matéria: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib