quarta-feira, 29 de abril de 2020

SUS oferece vacina contra quatro tipos de meningite para adolescentes de 11 e 12 anos

Vacinação contra doenças meningocócicas deve imunizar um total de 685.300 adolescentes de 11 e 12 anos em Minas Gerais

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem disponibilizado a vacina ACWY (conjugada) em todas as unidades básicas de saúde (UBS) desde o fim do mês de março deste ano. Essas vacinas também já estão disponíveis nas UBS de Patos de Minas e são destinadas a adolescentes de 11 e 12 anos. A ação faz parte das estratégias de vacinação contra doenças meningocócicas.

Em notícia divulgada no site oficial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no último dia 26, a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da pasta, Josianne Dias Gusmão, informa que a vacina é uma das formas de prevenção contra quatro tipos de meningite. Ela ainda conta que as vacinas disponibilizadas já possuem um grupo de imunização determinado, pois a faixa etária em questão se refere a populações consideradas de maior risco para o desenvolvimento da doença ou do seu estado de portador.

A gerente municipal de Serviços Epidemiológicos, Elizaine Bicalho, fala sobre algumas especificações necessárias para ser imunizado. “Os adolescentes dessa faixa etária que ainda não tomaram a vacina podem procurar a UBS mais próxima. Caso o cartão vacinal já conste a vacina meningocócica C, não tem problema. O adolescente deve tomar a ACWY pois é um imunizante que vai complementar a proteção contra a meningite”, informou.

O Ministério da Saúde objetiva vacinar 80% ou mais dos adolescentes de 11 e 12 anos no país. Em Minas Gerais, a vacinação contra doenças meningocócicas deve imunizar um total de 685.300 pessoas nessa faixa etária.

Caso tenha dúvidas sobre a vacinação, procure a UBS mais próxima com seus dados de identificação pessoal e do SUS em mãos. Apresente também o cartão vacinal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib