quarta-feira, 11 de março de 2020

Aula inaugural do Projeto Samuzinho é realizada na manhã desta terça-feira

O trabalho voluntário prestado pelos socorristas do Samu capacitará mais de 70 estudantes no primeiro semestre deste ano

Salvar vidas vai muito além de realizar grandes atos. Ações simples, como uma ligação telefônica, podem ser cruciais em situações nas quais a vida de alguém está em risco. Por isso a Prefeitura de Patos de Minas retomou, em 2019, o Projeto Samuzinho, iniciativa que visa capacitar alunos sobre técnicas de primeiros socorros bem como reconhecer situações de emergência médica. Para dar continuidade a esse trabalho, na manhã desta terça-feira (10), foi realizada aula inaugural do projeto na sede da Secretaria Municipal de Educação.

O coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Alexander Gonçalves de Souza, juntamente com os socorristas voluntários do Samuzinho, recebeu os alunos do 7º ano das escolas Maria Inez Rubinger de Queiroz Rodrigues e Professora Marluce Martins de Oliveira Scher para apresentar-lhes o projeto, oferecendo uma visão geral do que será desenvolvido. Ministrado pelos profissionais do Samu, o curso está dividido em dez módulos-aula de 50 minutos cada, os quais serão realizados nos horários de ciências. No primeiro semestre de 2020, mais de 70 estudantes receberão as instruções dos socorristas.

Durante a aula inaugural, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer duas unidades móveis de atendimento pré-hospitalar: uma ambulância e uma motocicleta (motolância). O médico Alexander Gonçalves também aproveitou a ocasião para destacar a seriedade do uso do número 192. Ele alertou para o fato de que trotes telefônicos atrapalham o trabalho dos socorristas e podem impedir que vidas sejam salvas.

Além das diretoras das duas escolas envolvidas no projeto, estiveram presentes na aula inaugural José Eustáquio Rodrigues Alves, prefeito de Patos de Minas; Fabiana Ferreira dos Santos, secretária de Educação; Célio Adriano Lopes, representante do Centro Universitário de Patos de Minas e do Lions Club; Rone Carlos Clementino, coordenador dos técnicos em enfermagem do Samu; e Gabrielle Braga, representando a Associação Médica Regional de Patos de Minas em nome de Nara Regina Nunes Vieira.


O projeto - Já realizado em 2009 e 2010, o Samuzinho foi retomado no primeiro semestre de 2019 e capacitou mais de 150 alunos no ano passado. Participaram do curso estudantes de três escolas municipais: Professor Aristides Memória, Norma Borges Beluco e Prefeito Jacques Corrêa da Costa.


Fonte da matéria: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib