Se em 2019 o município de Patos de Minas enfrentou a pior epidemia de dengue de sua história, vem a preocupação de que em 2020 o quadro de infecções se repita. Os levantamentos feitos pelo Programa Municipal de Combate a Dengue não são nada positivos, uma vez que o número de notificações para igual período, está maior que no ano anterior.
Em entrevista ao programa Mais Saúde da NTV nessa terça-feira (11), a coordenadora do PMCD, Daniele Cristine Nunes, acompanhada da agente de endemias, Suelene Oliveira, chamou a atenção para os riscos de uma nova epidemia. Segundo ela, em janeiro do ano passado foram registradas 37 notificações de dengue, enquanto que no mesmo mês deste ano, se contabilizou 144 casos notificados.
Ainda de acordo com Daniele Cristine, a atualização feita nesta segunda semana de fevereiro mostra que o problema só tem aumentado. Já são 176 casos notificados, ou 32 a mais em apenas 14 dias. Destes, dois estão confirmados para pessoas que contraíram a dengue. Mas o número de doentes deve ser ainda maior, já que as investigações laboratoriais seguem sendo realizadas para o restante das notificações.
O alerta é principalmente para os cuidados que a população deve ter nas próprias residências, como a limpeza de calhas, evitando o acumulo de água parada em recipientes, retirando resíduos dos quintais, que podem servir de criadouros para o Aedes aegypti, e também colaborar com as visitas dos agentes de endemias, que fazem o monitoramento da infestação e orientam sobre quais medidas os moradores devem tomar.
Fonte da matéria: Patos Já
0 comentários:
Postar um comentário