terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Começa primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Público prioritário são crianças e jovens de 5 a 19 anos com esquema vacinal incompleto

Inicia-se, nesta segunda-feira (10), a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo em todo o país. O foco são crianças e jovens com idade entre 5 e 19 anos que não foram imunizados ou que tenham o esquema vacinal incompleto. Os postos de saúde de Patos de Minas já estão abastecidos para atender esse público prioritário.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), essa primeira fase ocorrerá de forma seletiva, ou seja, respeitando as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, a partir da avaliação da caderneta do público-alvo. Portanto, as crianças e jovens que já tenham duas doses da tríplice viral devidamente registradas no cartão não precisam se vacinar.

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo seguirá até 13 de março, tendo 15 de fevereiro como o Dia D de Mobilização Nacional. Já a segunda etapa será entre os dias 3 e 31 de agosto, sendo o público prioritário pessoas de 30 a 59 anos que não tenham comprovação vacinal de ao menos uma dose da tríplice viral. A meta ideal é imunizar 95% do público-alvo.

O sarampo, que já havia sido erradicado no Brasil, voltou a causar preocupação no âmbito da saúde pública. Entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019, o país contabilizou mais de 28 mil casos da doença. Em Minas Gerais, em 2019, foram confirmados 136 casos. Segundo o último boletim epidemiológico da SES, atualizado em 13 de janeiro, Patos de Minas não tem casos registrados.

Quem está imunizado? - O atual esquema vacinal para que a pessoa seja considerada imunizada contra o sarampo são duas doses de vacina para indivíduos de 12 meses a 29 anos e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos.

A doença - Doença infecciosa grave e provocada por vírus, o sarampo é transmitido pela fala, tosse e espirro. É extremamente contagioso, podendo ser contraído por pessoas de qualquer idade. Os sintomas são febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada (manchas e pápulas avermelhadas na pele) seguida por descamação. A única forma de prevenção é a vacina, fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Fonte da matéria : Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib