sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Patos de Minas está na lista das cidades que devem receber grande volume de chuva nas próximas horas

Patos de Minas está entre as cidades de Minas Gerais que receberão um grande volume de chuva até sábado (25). A previsão mostra que a Capital do Milho não será a mais afetada, mas os patenses deverão se atentar para temporais que poderão ser incomuns. O Governo de Minas Gerais e as equipes de Defesa Civil da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) elaboraram um plano integrado de ação para as chuvas dos próximos dias, que devem alcançar um volume de 250 milímetros até o meio-dia de sábado (25).
De acordo com a previsão do IGAM- Instituto de Gestão das Águas de Minas Gerais-, até o meio-dia de sábado (25), a maior parte de Minas Gerais deve enfrentar chuvas fortes, com grande volume de água. Ao todo, estão previstos 250 milímetros, no acumulado de 72 horas, como afirma a meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Laís Alves Santos. Ela explica que os temporais devem ocorrer principalmente durante a noite e a madrugada.
As rajadas de vento podem chegar a até 80 quilômetros por hora e no Sul de Minas há chance de granizo. Segundo Laís, as regiões mais afetadas do estado serão Central, Sul, Oeste e Leste. Em um primeiro momento, os temporais ficam concentrados na Zona da Mata, no Vale do Rio Doce e no Vale do Mucuri. Em seguida, a situação climática se estende para a Grande BH e para as demais áreas.
“Infelizmente, não conseguimos precisar como será essa divisão das tempestades. Os modelos meteorológicos trazem certezas e incertezas, mas essa situação está aparecendo há mais de dez dias. Existe uma oscilação dessa nebulosidade, mas em algumas regiões pode chover o acumulado do dia inteiro em apenas uma hora”, diz.
Medidas de proteção
Além da ação das prefeituras e do Estado, é importante que as pessoas adotem posturas de autoproteção e evitem, por exemplo, ir a locais que têm histórico de inundação durante a chuva. “Não é o caso de permanecer exclusivamente em casa, mas a população precisa se cuidar. Se alguém sai do serviço no horário do temporal, é essencial esperar o nível da água baixar. O que essa pessoa não pode fazer é voltar para casa na hora, porque há o risco de ficar preso em um lugar que inunda no meio do caminho”, explica o coordenador-adjunto da Cedec, coronel Flávio Godinho.
Além disso, o CICCR orienta tomar alguns cuidados para mitigar uma possível situação de anormalidade, como manter as calhas limpas; manter os quintais limpos, não colocar lixos nas ruas e calçadas; mão buscar abrigo debaixo de árvores e nem deixar veículos estacionados quando estiver chovendo e ventando forte, não forçar a passagem com os meios de transporte em locais alagados e não fazer a travessia a pé em pontos alagados.
A Previsão para Patos de Minas é de chuva forte, porém o volume não será tão grande quanto em outras regiões. O instituto prevê 35 mm de precipitação. O Tenente Fernandes Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional da Defesa Civil-CICCR- orientou também que em caso de perigo as pessoas podem ligar no 193- Bombeiros , 199 Defesa Civil ou no 192- SAMU.

Fonte da matéria: Patos Hoje
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib