sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

CICCR atende mais de 100 mil chamados da comunidade de Patos de Minas e região

Centro integra diversos órgãos, sendo de extrema relevância para um atendimento cada vez mais rápido e eficiente à população


Ao integrar o Corpo de Bombeiros Militar, o Samu e a Defesa Civil, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) é fundamental para a melhoria do atendimento dos serviços de urgência e emergência, tornando o Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro cada vez mais resiliente a desastres.

Estima-se que o CICCR em Patos de Minas, desde que foi criado, já recebeu mais de 100 mil ligações da comunidade e que mais de 60 mil ocorrências de urgência e emergência foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Samu e Defesa Civil de Patos de Minas.

O CICCR foi criado através da Lei Municipal nº 7169/2015 e tem como coordenador o segundo-tenente BM João Fernandes Caixeta. O centro está instalado na Avenida Marabá nº 901, Bairro Alto Caiçaras, nas dependências do Centro Clínico Universitário, em convênio com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e integra, num mesmo espaço físico, a Defesa Civil de Patos de Minas, o Samu e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Nesse local, ainda funciona, em tempo real, os atendimentos pelos números de emergência 193 (CBMMG), 192 (Samu) e 199 (Defesa Civil) para melhor atender à população.

O órgão é responsável pela gestão de risco de desastres e gestão de desastres, além de atendimentos integrados operacionais de urgência e emergência relacionados ao atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento, socorro, prevenção, proteção e defesa civil no município. Dentre outras legislações, atua em consonância com a Lei Federal nº 12.608/12, no que se refere à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, com a Lei Federal nº 13.425/2017, que trata das medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público e, também, com a Lei Municipal nº 7371/2016, que dispõe sobre a reestruturação da Defesa Civil no município de Patos de Minas.

No início do ano de 2017, o prefeito municipal, José Eustáquio Rodrigues Alves, nomeou o coordenador do CICCR e da Defesa Civil de Patos de Minas como o representante junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Estratégia Internacional para Redução do Risco de Desastres (UNISDR) com o objetivo de tornar o município modelo, conforme as diretrizes internacionais, na campanha “Construindo Cidades Resilientes Minha Cidade está se Preparando”, no período compreendido entre 2015 e 2030.

Na região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, há ainda mais três centrais operativas, localizadas nas sedes dos municípios de Unaí, Patrocínio e Paracatu, que realizam atendimento via telefone emergencial à população nas próprias cidades e são diretamente coordenadas pelo CICCR de Patos de Minas/MG, com área de abrangência do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, que compreende um total de 33 municípios dessas duas regiões, além de uma população beneficiada de aproximadamente 700 mil pessoas.

Fonte: CICCR

Fonte da matéria: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib