sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Prefeitura e Emater realizam mais uma vez o Circuito de Atualização para os produtores rurais

O objetivo principal do evento é levar informações e atualização técnica aos produtores participantes


Anualmente, agricultores da Feira do Produtor Rural participam do Circuito de Atualização, realizado pela Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável (Semaid), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Neste ano, o circuito foi realizado em três momentos específicos, tanto para horticultores quanto para produtores da agroindústria de pequeno porte.

A partir de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os feirantes tiveram a oportunidade de participar de palestra e dinâmicas ilustrativas voltadas para a melhoria do atendimento ao cliente e para as tendências do mercado consumidor de alimentos. A palestra foi ministrada pela analista de negócios Adenilce Moreira de Souza Rodrigues.

Em outro momento, horticultores visitaram a propriedade do Sr. Vicente de Paula Cunha, certificado na “Rede Brota Cerrado – Caraíba” como agricultor orgânico. Na oportunidade, foram verificadas técnicas de manejos com princípios agroecológicos, fazendo na prática compostagem usando folhas/esterco, caldas e inseticidas alternativos. A visita mostrou que a produção orgânica contribui como fonte de renda e trabalho e, além de preservar o meio ambiente, ainda oferece produtos saudáveis aos consumidores.

Já os agricultores inscritos na categoria de agroindústria de pequeno porte tiveram o privilégio de visitar a primeira Agroindústria Familiar de Polpa de Frutas de Patos de Minas (ZALIM). A unidade é certificada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), habilitada a comercializar em todo o país. A unidade de processamento fica na comunidade de Baixadinha e pertence ao Sr. Baltasar Fernandes Caixeta, conhecido como Zalim. Os feirantes conferiram de perto um empreendimento da agricultura familiar que atende todas as condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação, disponibilizando para os clientes da Feira do Produtor um produto com segurança alimentar de alta qualidade.




Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib