quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Levantamento realizado pelos agentes do PMCD indica baixo risco de infestação por Aedes aegypti em Patos de Minas

Mesmo que o índice de infestação do Aedes aegypti tenha sido considerado de baixo risco, as ações do PMCD continuarão intensas para eliminar possíveis criadouros do mosquito e conscientizar a população sobre a necessidade do combate à dengue


O Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) realizou, nos dias 8, 9, e 10 de outubro, o 2º LIRAa (Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti) de 2019 e teve como resultado o índice de infestação de 0,4 (baixo risco).

Todos os bairros do município de Patos de Minas tiveram cobertura pelos agentes de combate às endemias que, nesses três dias de trabalho, visitaram 3.543 imóveis. Durante as visitas, os agentes levaram informações à população e encontraram muitos recipientes com presença de larvas e pupas. Elas foram recolhidas e encaminhadas para análise em laboratório. Após feita a análise, ao final dos três dias de trabalho, foi constatado o índice de infestação predial do município.

O PMCD salienta que foram encontradas larvas em quase todos os bairros da cidade. Os principais criadouros (recipientes que estavam servindo de depósito de água e colaborando para a proliferação das larvas do mosquito) foram: depósitos ao nível do solo, pratos e vasos de planta, lixo doméstico, bebedouros de animais, latas e garrafas descartadas de forma inadequada.

Após o resultado do LIRAa, mesmo sendo considerado de baixo risco, o PMCD já está elaborando estratégias de trabalho, como intensificar as ações realizadas pelos agentes de combate às endemias (por exemplo, mutirões, campanhas educativas, continuidade das visitas domiciliares). É necessário lembrar que a colaboração de toda a população é essencial para que o trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela seja eficaz.

Todos os moradores devem abrir as portas dos seus imóveis e receber a visita dos agentes que realizam, além do tratamento com larvicida (quando necessário), o trabalho educativo, levando informação e orientação a todos. Os agentes do PMCD trabalham devidamente uniformizados e, em caso de dúvidas, sugerimos que os moradores perguntem o nome e a matrícula do agente e peçam para ele aguardar do lado de fora da sua residência, enquanto entram em contato conosco, pelo telefone 3822 9755. Dessa forma, imediatamente averiguamos se se trata de um funcionário do PMCD.

É importante lembrar que o combate ao mosquito Aedes aegypti é dever de todos e não deve parar. Os fatores climáticos como calor intenso e chuvas colaboram para que o ciclo evolutivo do mosquito aconteça e qualquer recipiente sirva de criadouro. Todos juntos podemos vencer a guerra contra esse vilão de apenas meio centímetro que pode nos roubar a vida.

Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib