terça-feira, 15 de outubro de 2019

Câncer é a terceira maior causa de morte em Patos de Minas, mostra levantamento do projeto ‘Câncer em Pauta’

A palavra câncer se tornou frequente nos noticiários nas últimas duas décadas. Grandes personalidades, como a apresentadora Hebe Camargo e o ator Paulo Goulart, morreram em decorrência da doença. Mas afinal, o que é o câncer?
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer é o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. São mais de 100 tipos de câncer conhecidos pela medicina. As causas desta doença são diversas, podem ser externas, como alterações ambientais (contaminação da água e do ar, por exemplo), ou ainda internas, como mutações genéticas.
Em Patos de Minas ao longo dos últimos anos milhares de casos de câncer foram diagnosticados. Os pacientes recebem tratamento no município, através do Centro Oncológico AZ do Noroeste, ou em outros locais, como no Hospital do Amor, antigo Hospital do Câncer, em Barretos, no estado de São Paulo.
Diagnósticos em Patos de Minas
A Gerência de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas realizou um levantamento sobre o diagnóstico e mortalidade por câncer. Os dados se referem ao período de 2014 a 2018. Nestes quatro anos, 2158 pessoas foram diagnosticadas com algum tipo de neoplasia (tumor/câncer) no município.
Em 2017 foi registrado o menor número de diagnósticos nos últimos quatro anos, contudo em 2018 houve uma elevação de aproximadamente 6% no número de casos em comparação com o ano anterior.
O câncer mais incidente em 2018 foi o de pele, com 99 pessoas diagnosticadas, seguido pelo linfático e de mama. As mulheres foram as mais atingidas pelo câncer em Patos de Minas. 60% dos diagnósticos, de 2014 a 2018, foram em pessoas do sexo feminino. O câncer mais incidente, neste gênero, foi o câncer de pele e de mama.
Os diagnósticos, de acordo com o levantamento epidemiológico, tendem a ser mais frequentes em pessoas com mais de 35 anos. Os casos são mais raros em crianças de 0 a 9 anos.
Mortes causadas pelo Câncer
O tratamento do câncer tem avançado nas últimas décadas. A quimioterapia, a radioterapia e os medicamentos ajudam a combater os tumores, inclusive, pode trazer a cura ao paciente. Apesar disso, existem registros de mortes pela doença.
Em Patos de Minas, no período de 2014 a 2018, foram 668 óbitos. O maior número de mortalidade foi em 2016. No último ano (2018), tivemos o segundo menor índice destes últimos quatro anos. O câncer de pulmão, de próstata e de estômago foram os que mais mataram neste período.
Por: Lélis Felix – Câncer em Pauta

Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib