sexta-feira, 6 de setembro de 2019

UPA de Patos de Minas vem recebendo 3 vezes mais o número indicado de pacientes

As pessoas que precisam de atendimento na Unidade de Ponto Atendimento -UPA- do Bairro Jardim Peluzzo não estão tendo vida fácil. A quantidade de pacientes vem causado uma grande demora no atendimento. O pior é que a situação não parece ter solução imediata. Com capacidade para atender 360 por dia, a unidade está atendendo cerca de 900.
O Patos Hoje vem recebendo frequentes denúncias de usuários relatando a demora no atendimento da UPA. As cadeiras de espera estão ficando cada dia mais cheias e muitos pacientes estão tendo que aguardar do lado de fora. E a espera tem sido por horas. Alguns relatam até meio dia de espera.
No entanto, a situação só vai se amenizar mesmo com a construção de um hospital municipal, como pretende o Conselheiro Estadual de Saúde, Pedro Cunha, ou pelo menos com a instalação de outra Unidade de Pronto Atendimento. Foi verificado pelo Conselho Estadual de Saúde que há realmente um vazio assistencial em várias áreas na região. 
O Diretor da UPA, Elcio Moreira, explicou que são 4 médicos atendendo de forma ininterrupta na unidade, mas não está sendo o suficiente. “A maioria atende até sem almoçar. Pelo CRM, teríamos que atender, cada médico, 40 pacientes, o que seria 360 pacientes por dia, mas estamos atendendo 3 vezes mais”, disse.
De acordo com o diretor, durante essa semana a equipe médica estava completa, não havendo nenhuma situação especial. O que vem ocorrendo muito é “na maioria das vezes as pessoas não sabem utilizar o serviço de emergência, utilizando a upa por motivos desnecessários, o que sobrecarrega o serviço”, destacou.
E, segundo o diretor, não há como aumentar a quantidade de profissionais. Segundo Elcio, não tem como colocar nenhum profissional a mais, porque não há espaço físico. “A gente tinha que educar a população para utilizar a unidade apenas em caso de urgência e emergência, restante do atendimento tem que ser programado pelo PSF”, ressaltou.
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib