quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Mais 12 nascentes da microbacia do córrego Canavial passarão por processo de recuperação ambiental

Por meio de diagnóstico realizado pelo Pronascentes, outras nascentes do córrego Canavial serão cercadas e recuperadas


O Programa Municipal Pronascentes realizou o diagnóstico ambiental para seleção de mais 12 nascentes da microbacia do córrego Canavial para cercamento e recuperação ambiental. Conforme prevê a legislação ambiental vigente, foi realizado um trabalho de sensibilização ambiental dos produtores rurais em cujas propriedades estão situadas as nascentes selecionadas para cercamento.

"O principal fator de degradação das nascentes é o pisoteio de animais e, nesse sentido, o isolamento, por meio do cercamento, é uma etapa fundamental no processo de recuperação ambiental e conservação dessas áreas", ressaltou Eni Amaral, bióloga da Prefeitura de Patos de Minas e coordenadora do Programa Pronascentes.

O projeto executivo realizado pelo Pronascentes, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi apresentado em uma reunião com a empresa Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil) no dia 03 de setembro de 2019. Estiveram presentes, na reunião, o presidente da Cemil, Vasco Praça Filho, o vice-presidente da empresa, Ricardo Braga, o secretário municipal de Planejamento, Julio Cezar de Castro Fonseca, representando o prefeito de Patos de Minas, e o supervisor regional URAP-IEF, Frederico Fonseca Moreira. Na ocasião foram apresentados os resultados já obtidos e as próximas nascentes a serem cercadas.

A Cemil, que já é parceira do projeto "Pronascentes: cuidando das águas do Canavial", doará estacas, arames e mourões esticadores necessários à efetivação do cercamento. Os produtores rurais, por sua vez, ficarão responsáveis pela mão de obra, executando o cercamento das nascentes. Em 2018, 17 nascentes da microbacia do córrego Canavial foram cercadas com a parceria da Cemil e, em 2019, a previsão é de que mais 12 nascentes sejam contempladas. O produtor beneficiado contará ainda com o fornecimento das mudas nativas pelo IEF, após o cercamento, e ainda com a apoio e assistência técnica da EPAMIG, EMATER/MG e UNIPAM.




Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib