quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Grande campeão do concurso de fotografia da Dimep será conhecido no próximo dia 27

O concurso faz parte do projeto A Cidade Revelada e teve como tema "Minha comunidade: sua história… seus monumentos…


O Projeto A Cidade Revelada, promovido pela Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Histórico de Patos de Minas (Dimep), ganhou em 2019 formato e finalidade diferentes, servindo como pano de fundo para um concurso de fotografia, com a mesma temática.

O passeio pelo núcleo primitivo da cidade, que começa na praça Juquinha Caixeta, próximo ao prédio da antiga Cadeia, e termina na praça do Fórum Olympio Borges, possibilita que os alunos conheçam os bens e/ou monumentos representativos da história de Patos de Minas, a partir do centro da cidade, onde tudo começou.

Segundo Geenes Alves, historiador e diretor da Dimep, a experiência da cidade pode ser feita em outras realidades, longe do centro, nos locais de vivência dos próprios alunos, como por exemplo: o Bairro Revelado, o Distrito Revelado, o Povoado Revelado ou a Fazenda Revelada.

Após a realização do passeio, os alunos receberam uma aula sobre noções gerais de fotografia e um folheto informativo. O objetivo da aula foi instrumentalizá-los para a identificação e produção fotográfica de algo que fosse representativo e importante para a memória histórica das pessoas da comunidade, em outras palavras, que ajudasse a contar parte da história do lugar onde ele vive (podendo ser um bem material, imaterial ou um conjunto paisagístico).

Após receber os trabalhos na Dimep, uma comissão técnica formada exclusivamente para o concurso, composta por Bonna Morais, Lívio Soares Medeiros e Gabriel CZ (profissionais fotógrafos), escolheu os 3 melhores trabalhos dentre todos os participantes.

Os trabalhos selecionados foram dos alunos: Alexandra Ernesta Silva, da Escola Municipal Professora Marluce Martins O. Scher - situada no Bairro Planalto - (professora responsável: Marli Ferreira Rosa); Andrêssa Aparecida Gontijo Cunha, da Escola Estadual João Barbosa Porto - distrito de Bom Sucesso - (professora responsável: Vanessa Gonçalves); Arthur José Alves Araújo, da Escola Municipal Cônego Getúlio - distrito de Pilar (professora responsável: Elenice Caixeta).

No dia 27 de setembro, sexta-feira, às 10 horas da manhã, no Museu Municipal – Casa de Olegário Maciel –, será conhecido o 1º lugar e também será realizada a entrega da premiação a todos os participantes do projeto.

A realização do concurso de fotografia aconteceu a partir de uma parceria entre Dimep, Secretaria de Cultura (Sectel) e Secretaria de Educação (Semed). O passeio e os trabalhos realizados ocorreram no primeiro semestre deste ano envolvendo alunos do 9º ano do ensino fundamental de toda a rede municipal de ensino e alunos das escolas convidadas dos distritos Major Porto, Bom Sucesso e Santana de Patos. Os investimentos para a realização desse concurso foram feitos com recursos do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (Fumpac) e os vencedores receberão notebooks (para o primeiro colocado e para o professor orientador) e telefones celulares (para os alunos que ficarem em segundo e terceiro lugar).



Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib